Bruno Goulart
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), embarca nesta sexta-feira (11) rumo ao Japão em uma missão oficial que se estenderá até o dia 21. A viagem, com despesa estimada em R$ 3,35 milhões, segundo o Portal da Transparência do governo estadual, tem como propósito central estreitar relações diplomáticas, atrair investimentos e consolidar parcerias tecnológicas, principalmente nos setores do agronegócio, indústria e educação técnica.
A comitiva ao Japão é composta por ao menos 12 membros do alto escalão estadual, que inclui secretários das pastas de Governo, Indústria e Comércio, Agricultura, Retomada, Desenvolvimento Social e Esporte, além de dirigentes da Goiás Parcerias, da OVG e assessores estratégicos. Além disso, a delegação também conta com sete deputados estaduais, como o presidente da Alego, Bruno Peixoto, e três prefeitos — Wellington Carrijo (Rio Verde) e Velomar Rios (Catalão), ambos do MDB, além de Renato de Castro (UB), de Goianésia.
Agenda
Entre os compromissos previstos, a agenda inclui reuniões de alto nível em Tóquio com representantes dos Ministérios da Agricultura, Florestas e Pesca; da Economia, Comércio e Indústria; e dos Negócios Estrangeiros do Japão. Nessas conversas, serão debatidos temas como agricultura de precisão, produção sustentável e ampliação do comércio bilateral.
Rio Verde
A cidade de Rio Verde, maior exportadora de Goiás e polo agroindustrial do Centro-Oeste, estará representada pelo prefeito Wellington Carrijo (MDB), que destacou ao O HOJE a relevância da iniciativa. “Vou compor a comitiva do governador Ronaldo Caiado em missão ao Japão, o que é motivo de grande orgulho e, principalmente, uma grande oportunidade para Rio Verde. Nosso objetivo é mostrar o potencial da cidade, não apenas como produtora, mas como parceira estratégica para empresas que queiram se instalar no Centro-Oeste brasileiro com segurança jurídica, logística eficiente e capital humano qualificado”, afirmou Carrijo.
Leia mais: Ao O HOJE, Mauro Rubem diz que Caiado age como “capacho dos EUA” após críticas ao governo Lula
Segundo o prefeito de Rio Verde, estão previstas visitas a grupos como a Yanmar — multinacional que já tem operações no Brasil e tem interesse crescente em mecanização agrícola de alta tecnologia — e a instituições de pesquisa ligadas ao agro. “Estamos confiantes de que dessa missão poderão surgir novas plantas industriais, acordos de cooperação técnica e programas de intercâmbio educacional, especialmente com o nosso IF Goiano e a UniRV”, completou.
Mitsubishi deve ampliar fábrica em Catalão
Outro ponto de destaque será a cerimônia de exportação de veículos “Made in Catalão”, no Palácio da Mitsubishi, com vistas à ampliação da fábrica da montadora no Sudeste goiano. O cronograma ainda prevê visitas à fábrica da Mitsubishi em Okazaki, à Tsubame BHB Ammonia — startup pioneira na produção de amônia verde, usada na fabricação de fertilizantes — e ao Japan Bank for International Cooperation (JBIC), instituição que poderá financiar novos projetos no Estado.
Caiado palestra no Japão sobre Goiás
De acordo com o governo, a missão também terá momentos simbólicos, como a palestra do governador sobre a gestão goiana, durante um seminário em Hamamatsu, e a participação na Expo Osaka 2025. O evento internacional, que reúne representantes de 158 países, será palco para Caiado apresentar o potencial econômico de Goiás e buscar interlocutores interessados em inovação e sustentabilidade.
Por fim, a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio informou que, além do Japão, parte da equipe seguirá para a China, onde pretende concluir acordos com empresas de tecnologia e energia.
O post Caiado vai ao Japão para atrair investimentos e ampliar negócios goianos apareceu primeiro em O Hoje.