O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou o senador Ciro Nogueira (PP-PI), após o parlamentar não incluí-lo entre os nomes da direita que teriam o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2026. As declarações foram feitas por Ciro em entrevista ao jornal O Globo, em que ele citou os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR) como os preferidos do ex-presidente.
A resposta de Caiado veio em uma série de postagens na rede X (antigo Twitter), nas quais o governador classificou como “vergonhosa” a tentativa de Ciro de se colocar como candidato a vice-presidente de Tarcísio. Segundo ele, o senador “tenta se impor como porta-voz de Bolsonaro, o que ele não é”.
“Ciro tenta decidir por Bolsonaro”, afirma governador
Na publicação, o governador goiano afirmou que o senador tenta definir quem deve representar o bolsonarismo na disputa presidencial. “Fica visível que Ciro tenta decidir por Bolsonaro quais deveriam ser os candidatos a presidente, colocando Tarcísio como preferido e o governador Ratinho como reserva”, escreveu.
Caiado também acusou o presidente do PP de excluir pré-candidaturas dentro do campo conservador. “De pronto, Ciro já veta pelo menos três pré-candidaturas: as de Romeu Zema, Eduardo Bolsonaro e a minha, prestando um enorme desserviço à direita”, declarou o governador. Ele ainda afirmou que sua pré-candidatura “não depende de aval de Ciro Nogueira”.
Ronaldo Caiado desabafa em postagem em sua rede social
Leia também: Aliados veem desgaste de Tarcísio após reveses da direita
Governador cita aprovação em Goiás e pede respeito político
Em outro trecho da publicação, Ronaldo Caiado destacou sua popularidade no estado e sugeriu que o senador tenha mais cautela nas declarações. “Antônio Carlos Magalhães nos ensinava que, para ter voz nacional, é preciso ser respeitado em seu estado”, escreveu o governador, mencionando ter 88% de aprovação em Goiás nos últimos três anos.
Ele também pediu “mais moderação e respeito” de Ciro com os demais nomes que colocam suas pré-candidaturas à avaliação popular. “Ciro Nogueira não tem estatura política para julgar as pré-candidaturas a presidente, incluindo a minha”, completou.
A continuação da resposta do governador Ronaldo Caiado
Durante a entrevista ao O Globo, Ciro Nogueira afirmou que não tem autoridade para falar em nome de Bolsonaro, mas disse acreditar que o ex-presidente já escolheu seu candidato. “Acredito que ele já decidiu. Quem vai ser, só ele sabe”, afirmou. Ele também declarou que o governador Tarcísio de Freitas “será candidato à Presidência, mesmo se não quiser”, caso receba o apoio de Bolsonaro.
Após as críticas de Caiado, o senador reagiu nas redes sociais. “Deve estar com o tempo livre. Eu não. Sobretudo para polêmicas vazias. Nosso adversário é Lula. Caiado, pode falar qualquer coisa: você está certo. Satisfeito?”, publicou.