A agenda do final de semana do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), e do vice-governador Daniel Vilela (MDB), foi marcada por compromissos voltados a atividades administrativas em diferentes regiões do Estado.
Desde a inauguração da reconstrução do Terminal Praça A, em Goiânia, na sexta-feria (30/1), até a entrega de casas em Cristianópolis, nesta segunda-feira (2), o chefe do Executivo goiano, juntamente com seu vice, aproveita os intensos compromissos de seus cargos para alavancar suas pré-candidaturas, uma vez que a avaliação da atual gestão segue em alta.
Governo do Estado aproveita dados sobre estudos socioeconômicos para dar destaque ao Goiás Social, programa social encabeçado por Caiado, Gracinha e Daniel – Créditos: Divulgação Secom GO
Com base na argumentação de que não há outro serviço no mundo semelhante ao que é oferecido em Goiás no que diz respeito ao transporte coletivo, Caiado ressalta, em entrega do terminal feita na última sexta-feira, a transformação dos meios de locomoção coletiva da capital goiana que conta com a reforma de terminais e investimentos em 21 ônibus elétricos.
Acesse também: Caiado reforça aliança entre base e PL goiano, enquanto Wilder resiste
O governador destaca que o avanço na área é feito sem custos ao bolso dos usuários e, ainda, ressalta que a Região Metropolitana é a primeira do mundo a operar veículos com grandes dimensões em linhas regulares do transporte público urbano.
Governador Ronaldo Caiado durante inauguração do terminal Praça A, novos ônibus e estação de recarga – Créditos: Divulgação Secom-GO
Além do Praça A, outros quatro terminais já foram reconstruídos no corredor da Avenida Anhanguera como o Dergo, Novo Mundo, Praça da Bíblia e Senador Canedo e, em breve, o Estado entregará a unidade Padre Pelágio.
Agenda ampla de Caiado
No mesmo dia, o pré-candidato à Presidência da República tornou-se o novo imortal da Academia Goiana de Medicina (AGM) por atuar à favor da classe médica e em defesa de uma saúde pública de qualidade.
O chefe do Executivo goiano usou o espaço para ressaltar seu discurso em prol da ciência, do ensino superior de excelência e do uso de investimentos com foco na melhoria da vida das pessoas.
Caiado durante recebimento de título de acadêmico honorário da Academia Goiana de Medicina – Créditos: Adalberto Ruchelle
Em uma conjuntura onde determinados cursos de medicina têm sido criticados devido ao baixo desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, Caiado nomeou de “mercantilismo” o avanço desenfreado da abertura de faculdades de medicina pelo País. “Que possamos ter a proficiência não só do formando, mas da faculdade”, defendeu.
Aproximação com o agro
No sábado (31/1), o governador marcou presença no tradicional Encontro dos Muladeiros em Iporá, evento caracterizado por reunir participantes de todo o País e do exterior. O discurso escolhido para o momento girou em torno de uma área onde o atual governo possui destaque, que é a da segurança pública.
Porém, o governante não desconsiderou os avanços de sua gestão na educação, saúde, geração de empregos, programas sociais e no desenvolvimento tecnológico durante seus dois mandatos.
Governador Ronaldo Caiado durante o Encontro de Muladeiros de Iporá – Créditos: Hegon Correa e Remisson Sales
A participação, tanto de Caiado quanto do vice-governador Daniel Vilela, em espaços ligados ao setor agropecuário é visto por analistas como parte do trabalho de aproximação de um setor dominado por valores bolsonaristas.
Cabe destacar que Daniel tem o senador bolsonarista Wilder Morais (PL) como um de seus principais adversários na disputa pelo Palácio das Esmeraldas. Nesse sentido, o esforço de Caiado e Daniel de buscar influência em espaços dominados pelo Partido Liberal e outras alas da extrema direita é compreendido como um teste de popularidade em áreas onde o vice-governador ainda tem dificuldade de se inserir, como é o caso do agro.
No ano que precede eleições, candidatos reforçam vínculos com apoiadores e com municípios estratégicos – (Da esquerda para a direita – Ex-governador e pré- candidato ao Governo de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); Vice-governador e pré-candidato ao Governo de Goiás, Daniel Vilela (MDB); Senador e pré-candidato ao Governo de Goiás, Wilder Morais (PL) – Créditos: Agência Senado, Divulgação/Secom-GO e Beto Barata/Agência Senado
“Caiado e Daniel sempre tentarão fazer participação em espaços como o Encontro dos Muladeiros, em Iporá, na Tecnoshow, em Rio Verde, sempre haverá um recebimento protocolar. Porém, nas urnas e na mobilização, nós sabemos que o público desses espaços tende a ter um maior alinhamento com o PL”, pontua o cientista político Lehninger Mota em entrevista ao O HOJE.
Compromissos administrativos
Daniel começou a semana com entregas feitas, neste domingo (1º), no Ginásio Rio Vermelho. Foram distribuídos cartões do Goiás Pró-Esporte para os 41 projetos contemplados no edital 2025.
Vice-governador Daniel Vilela entrega cartões do Goiás Pró-Esporte, no ginásio Rio Vermelho – Créditos: Benedito Braga
Já na segunda-feira (2), o emedebista estará em Cristianópolis para participar de ação relativa ao programa habitacional “Pra Ter Onde Morar”, que garante moradia a famílias em situação de vulnerabilidade social, com a entrega de 100 casas. (Especial para O HOJE)










