newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Brasil vai aplicar Lei de Reciprocidade; veja como será

Administrador Por Administrador
14 de julho de 2025
Em Política
A A
brasil-vai-aplicar-lei-de-reciprocidade;-veja-como-sera

Brasil vai aplicar Lei de Reciprocidade; veja como será

Bruno Goulart

O Brasil deve adotar uma reação formal à investida protecionista do governo de Donald Trump. Na última quarta-feira (9), o presidente norte-americano anunciou uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, decisão que passa a valer em 1º de agosto. Em resposta, o governo Lula (PT) vai regulamentar a Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril deste ano e aprovada pelo Congresso com amplo apoio.

O decreto, que formaliza a aplicação da norma, deve ser publicado até terça-feira (15), conforme anunciou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, neste domingo (13), durante a inauguração do Novo Viaduto de Francisco Morato, em São Paulo.

“Esta lei [de reciprocidade] precisa ser regulamentada. A regulamentação, que é por decreto, deve estar saindo amanhã ou terça-feira. Agora, o governo vai trabalhar no sentido de reverter essa taxação, porque entendemos que ela é inadequada, que não se justifica, além de recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou Alckmin.

Leia mais:  O tiro dos Bolsonaro pode ter saído pela culatra. Só não se sabe até quando

A Lei da Reciprocidade Econômica estabelece mecanismos para que o Brasil imponha contramedidas proporcionais sempre que países ou blocos econômicos adotarem restrições unilaterais que prejudiquem a competitividade internacional brasileira. Isso significa que o País poderá suspender concessões comerciais, rever isenções tributárias ou até restringir direitos de propriedade intelectual de empresas americanas.

A sanção dessa lei, em abril, foi interpretada por analistas como um recado preventivo a Washington, já que Trump, em seu segundo mandato, retomou políticas agressivas no comércio exterior. Durante sua primeira passagem pela Casa Branca, o republicano já havia imposto tarifas de 25% sobre aço e alumínio brasileiros. Agora, decide dobrar a aposta com um tarifaço que atingirá desde commodities agrícolas até produtos industrializados.

Segundo Alckmin, apesar do histórico de mais de 200 anos de relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o país sul-americano não aceitará passivamente medidas que prejudiquem setores estratégicos.

“O Brasil é o terceiro maior comprador do carvão siderúrgico dos Estados Unidos. Faz o aço semiplano e vende para os Estados Unidos, que faz o aço plano, faz o motor, faz o automóvel. Então, há uma integração produtiva. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos. Mas o mundo econômico precisa de estabilidade e previsibilidade. Nós vamos trabalhar para reverter”, frisou.

Lula, por sua vez, reforçou em entrevistas que o governo já acionou sua assessoria jurídica e diplomática para buscar uma solução na OMC. O presidente também defendeu a formação de uma frente multilateral, que deve reunir outros países afetados por medidas protecionistas de Trump.

“A gente pode cobrar coerência dos Estados Unidos em relação à aplicação de taxas sobre produtos de outros países. Podemos, com a OMC, encontrar países que foram taxados pelos Estados Unidos e, juntos, entrar com recursos. Se nada disso der resultado, vamos acionar a Lei da Reciprocidade”, declarou.

Entenda sua aplicação
De acordo com a norma, a reciprocidade pode ser aplicada de três formas principais. A primeira é a retaliação tarifária direta, com a imposição de tarifas equivalentes sobre produtos americanos, especialmente aqueles que tenham peso político relevante nos Estados Unidos, como o agronegócio e bens de alta tecnologia. 

A segunda possibilidade é a revisão de acordos bilaterais, o que permite que o governo brasileiro suspenda isenções comerciais, reavalie benefícios tributários ou limite a cooperação logística e consular com Washington. Por fim, a terceira frente envolve ações multilaterais, nas quais o Brasil pode recorrer à Organização Mundial do Comércio para buscar respaldo jurídico e apoio político de outros países.

O decreto deverá detalhar os produtos que entrarão na lista de retaliação e os percentuais que incidirão sobre cada item. Internamente, a equipe econômica trabalha com a hipótese de mirar bens importados dos Estados Unidos com maior valor agregado, de forma a minimizar o impacto sobre a indústria brasileira e, ao mesmo tempo, pressionar lobbies empresariais norte-americanos que têm influência no Congresso dos EUA.

Apenas 1,7% do PIB brasileiro
Apesar da dimensão do comércio bilateral, autoridades brasileiras avaliam que a dependência é limitada. Nas palavras de Lula, o intercâmbio entre Brasil e EUA representa apenas 1,7% do Produto Interno Bruto nacional, o que dá margem para buscar alternativas comerciais caso Washington mantenha a medida.

“O comércio entre o Brasil e os Estados Unidos representa apenas 1,7% do nosso PIB. Não é essa coisa que a gente não pode sobreviver sem os Estados Unidos. Não é assim”, disse o presidente.

Para setores empresariais brasileiros, a escalada das tensões representa um risco, sobretudo para cadeias produtivas integradas, como siderurgia e agronegócio. Ainda assim, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e entidades agrícolas sinalizaram apoio ao governo na defesa de retaliações proporcionais por considerar que a nova tarifa de 50% compromete contratos e investimentos de longo prazo.

O post Brasil vai aplicar Lei de Reciprocidade; veja como será apareceu primeiro em O Hoje.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Mabel retira quatro projetos da Câmara por falhas técnicas

Próxima Postagem

Alckmin reúne indústria e agronegócio para definir reação à tarifa dos EUA

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

lula-forte-enfraquece-chance-de-caiado-ser-o-presidenciavel-da-direita
Política

Lula forte enfraquece chance de Caiado ser o presidenciável da direita

12 de setembro de 2025
zanin-aponta-atuacao-de-organizacao-criminosa-em-julgamento-do-stf
Política

Zanin aponta atuação de organização criminosa em julgamento do STF

12 de setembro de 2025
stf-condena-jair-bolsonaro-a-27-anos-de-prisao-por-tentativa-de-golpe
Política

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe

12 de setembro de 2025
Próxima Postagem
alckmin-reune-industria-e-agronegocio-para-definir-reacao-a-tarifa-dos-eua

Alckmin reúne indústria e agronegócio para definir reação à tarifa dos EUA

Mais Notícias

preparativos-do-natal-do-bem-2025-estao-em-andamento

Preparativos do Natal do Bem 2025 estão em andamento

12 de setembro de 2025

O Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social, iniciou a montagem...

violencia-contra-aluno-com-deficiencia-levanta-alerta-sobre-apoio-escolar

Violência contra aluno com deficiência levanta alerta sobre apoio escolar

12 de setembro de 2025

Uma briga entre dois alunos do primeiro ano do ensino médio, ocorrida na última quarta-feira (10), no Centro de Ensino...

maior-incendio-florestal-do-brasil-em-2025-e-apagado-pelos-bombeiros-de-goias

Maior incêndio florestal do Brasil em 2025 é apagado pelos Bombeiros de Goiás

12 de setembro de 2025

Depois de 33 dias de muito trabalho, o Corpo de Bombeiros de Goiás conseguiu apagar o maior incêndio florestal ativo...

aparecida-de-goiania-promove-mutirao-de-consultas-oftalmologicas-infantis-neste-sabado

Aparecida de Goiânia promove mutirão de consultas oftalmológicas infantis neste sábado

12 de setembro de 2025

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza, neste sábado (13), 200 avaliações oftalmológicas especializadas em crianças de até 5 anos....

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se