Em depoimento ao ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou categoricamente que “nunca se falou em golpe” durante seu governo. O ex-chefe do Executivo ainda afirmou que a hipótese “seria fácil começar, mas imprevisível e danosa” e que tal ideia “não foi sequer cogitada” para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023.
“Da minha parte, nunca se falou em golpe. Golpe é abominável. O golpe até seria fácil começar. O afterday é imprevisível e danoso para todo mundo. O Brasil não poderia passar por uma experiência dessa. Não foi sequer cogitada essa hipótese de golpe no meu governo”, afirmou Bolsonaro.
Esse é o segundo dia de interrogatórios no STF, que ouve oito réus ligados à trama que visava reverter o resultado eleitoral de 2022. A condução dos depoimentos é conduzida por Moraes, relator do processo, e inclui militares e ex-ministros acusados por tentativa de golpe, organização criminosa armada e atentados contra o Estado democrático — crimes que podem resultar em mais de 30 anos de prisão.
Leia mais: Maioria dos brasileiros quer fim da reeleição, aponta pesquisa
O caso virou ação penal no STF em março, após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentar denúncia com base em documentos da Operação Contragolpe e investigações da Polícia Federal. O julgamento deverá prosseguir até o fim do ano.
O post Bolsonaro nega trama golpista em depoimento no STF apareceu primeiro em O Hoje.