O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nas redes sociais, no último domingo (22), que, se tivesse apoio de 50% da Câmara e 50% do Senado, “mudaria o destino do Brasil”.
A postagem, em meio às tensões entre Israel e Irã no Oriente Médio, traz imagens de Bolsonaro ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com a legenda: “Dê-me 50% da Câmara e 50% do Senado que eu mudo o destino do Brasil”.
Bolsonaro declarou que foi incumbido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a articular candidaturas para compor essa bancada, com o objetivo de “reequilibrar os Poderes” a fim de que se “possa falar em democracia de verdade”.
Leia mais: STF vai discutir os contratos antigos de Roberto e Erasmo Carlos
O ex-presidente já deixou claro, em mais de uma oportunidade, que seu objetivo em 2026 é eleger a maior bancada no Senado Federal. Inelegível, Bolsonaro também deve escolher um dos possíveis cotados para apadrinhar e substituí-lo na disputa pela Presidência da República.
Vale ressaltar que são os senadores que possuem a prerrogativa de instaurar processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) — o que nunca aconteceu. Réu por tentativa de golpe de Estado em 2022, a leitura é que o ex-chefe do Executivo analisa as combinações políticas para se livrar de uma possível condenação.
O post Bolsonaro diz que mudaria País com metade do Congresso apareceu primeiro em O Hoje.