O deputado estadual Mauro Rubem (PT) criticou duramente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), nesta quinta-feira (10), após o goiano afirmar que o presidente Lula (PT) estaria repetindo a postura do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez ao confrontar publicamente os Estados Unidos. “O presidente Lula não está fazendo nada fora do script. Pelo contrário, segue à risca o que Hugo Chávez fez na Venezuela, ao afrontar gratuitamente o governo americano”, disse Caiado, ao comentar as sobretaxas anunciadas por Donald Trump sobre produtos brasileiros. Para o governador, Lula adota uma retórica populista e “declaradamente antiamericana” que pode isolar o Brasil internacionalmente.
Mauro Rubem rebateu a declaração dizendo que Caiado se junta ao ex-presidente Bolsonaro (PL) e governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) como parte de um grupo que “explora o povo brasileiro” e serve aos interesses externos. “É um governador submisso aos interesses americanos contra o Brasil. Trump, que é um tresloucado, toma medidas eleitoreiras contra nosso país, e Caiado, em vez de defender a soberania, faz coro com ele. São todos capachos dos Estados Unidos”, disparou Rubem ao O HOJE. Ele também afirmou que Lula “honradamente tem defendido o país, tirado o povo da miséria e cuidado dos que mais precisam”.
Leia mais: Congresso reage a tarifas de Trump e promete defesa da economia brasileira
Rubem ainda classificou Caiado como um “candidato desesperado”, tentando se viabilizar para 2026. “Não sai dos 1,7% nas pesquisas. É uma mentira e uma vergonha para Goiás”, disse. Para o petista, as falas do governador revelam uma “sanha irracional pelo poder” e fazem parte de uma ofensiva conservadora contra o governo federal. Enquanto isso, Lula, segundo ele, “atua com responsabilidade, buscando proteger a economia e os mais vulneráveis”, diante do ataque comercial americano.
O post Ao O HOJE, Mauro Rubem diz que Caiado age como “capacho dos EUA” após críticas ao governo Lula apareceu primeiro em O Hoje.