O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) tem verdadeira fixação por abraço. Passou por perto, ele puxa para estreitar o visitante no peito. Sua predileção pelo afago no trato pessoal é como a do senador Lucas Barreto (PSD-AP) pela cozinha. Por novamente comandar o Congresso Nacional, cargo exclusivo de quem preside o Senado, Davi é um gigante em Brasília, mas o rei em Macapá é o prefeito Antônio Furlan, favoritíssimo para governador e sua mulher, Rayssa Furlán, para uma das vagas no Senado. Então, é perigoso para Davi atirar pedras no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não tem vocação para Golias.
Presidente vira o jogo no Amapá
A grande quantidade de programas sociais fez Lula virar o jogo no Norte, inclusive na terra de Alcolumbre. Em 2022, ganhou de Jair Bolsonaro no 1º turno (45,67% a 43,41%), mas perdeu no 2º (48,64% a 51,36%). Num Estado com 432.161 votos válidos para presidente, o Governo Federal paga Bolsa Família a 112.046 lares (lista liberada em 10/12/2025), média de 3 eleitores. Outros 12.449 amapaenses recebem todos os meses salário-mínimo como Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Um dos efeitos pode ser lido na revista Veja, que publicou pesquisa do Instituto Opinião sobre a disputa presidencial em 2026: Lula 37,8%, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) com 28,2% dos votos.
Alcolumbre depende de Lula para tudo, porém, nada supera sua necessidade de derrotar Furlán. Para isso, precisa reeleger o governador Clécio Luís, do Solidariedade, e o senador Barreto. A outra vaga ao Senado aberta no próximo ano é a do petista Randolfe Rodrigues.
Tem 2 ministros e briga com o governo
O presidente da República escancarou o Governo Federal para o presidente do Senado. Só ministro Alcolumbre indicou dois, o das Comunicações, Frederico Siqueira, e o da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Essa dupla é filiada a qual partido? Ao PDA, Partido do Davi Alcolumbre. Góes foi governador por dois mandatos e está com problema para conquistar cargo majoritário no voto, pois o Executivo se divide entre Clécio e Furlán e o Senado, entre Rayssa e Randolfe. Só São Lula para conseguir algum milagre.
Outra graça que Lula fez ao chefe do Congresso foi liberar a exploração do petróleo na Margem Equatorial, uma riqueza que o Brasil tem na parte de cima do mapa, começa na divisa com a Guiana e vai até o Rio Grande do Norte. A Petrobras informa, citando dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que a reserva tem 30 bilhões de barris (cada barril tem 159 litros, mais precisamente 158,987294928 litros, pois quando se trata de bilhão é preciso ser… preciso). Nesta quinta (11), o barril fechou em queda de 2%, a US$ 61,1 cada. Uma dinheirama dessas e Alcolumbre ia ficar fora?
Com Bessias não se brinca
Pois é, pode ficar fora de muita coisa caso continue a passar raiva na turma da esquerda, que às vezes engole seco e dá uma de diplomática, mas guarda a mágoa no fermento. Davi está testando a paciência de Lula e sua equipe. O caso mais grave é o da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para substituir Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal.
Lula aguenta as birras rotineiras, a aprovação de um projeto que infla gastos ou a derrubada de um veto qualquer. De Messias ele só não quer conversa com Jair Bolsonaro – o AGU tem de ir para o STF ou os dois ministros vão cair, milhares de alcolumbristas em cargos de escalões inferiores serão demitidos e tchau para a reeleição já quase impossível de Randolfe e Clécio.
Filho de ex-presa quer reeleição e fazer do pai prefeito senador. Quê?
Patos é a capital da Paraíba. Sim, João Pessoa é a do litoral. Patos, a do Sertão. É também um reino, o dos Motta. Na eleição do ano passado, Nabor Wanderley se tornou prefeito com 73,76% dos votos contra três adversários. Em 2022, Hugo Motta, filho de Nabor, se reelegeu como campeão estadual para deputado federal, 158.171, com 40,49% dos votos de Patos. Francisca Gomes, 85 anos, avó de Hugo, foi prefeita e vice em Patos e está no 6º mandato de deputada estadual – em 2022, foi a mais votada da cidade. O avô de Hugo, que ali foi vereador, foi duas vezes deputado federal. Irmã de Hugo, Olívia Motta será candidata a deputada estadual. Mas o que apavora o pequeno príncipe é a tentativa do pai de ser senador em 2026, porque além de Patos, a Paraíba tem outros 222 municípios e esse número é tão alto que dá até música do Gilberto Gil.
Com Hugo na Presidência da Câmara dos Deputados, o clã chegou a seu apogeu. Afinal, o neto de dona Francisca é o 3º na linha para ser presidente da República – se Lula viajar para a Europa e seu vice Geraldo Alckmin for para os Estados Unidos, adivinhe quem será o maioral no Palácio do Planalto? Por enquanto, o ocupante da sede do Executivo que interessa é o 01 mesmo, Lula. Sem ele, Hugo não será filho de senador, pois seu dilema é igual ao de Davi Alcolumbre: é mais forte na corte que na província.
Foto: Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados
Em 2022, Lula obteve 64,21% dos votos da Paraíba no 1º turno (Bolsonaro, 29,62%) e 66,62% no 2º (Bolsonaro, 33,38%). Por isso, fechou-se um acordo para Nabor ser apoiado pelo mais votado a presidente e o mais votado a deputado. Está (ou estava) tudo certo para o PT paraibano apoiar Nabor, mas Hugo tem passado tanta raiva no Governo Federal que os vampiros adversários sentem cheiro de sangue patense. A dobradinha será de Nabor com o atual governador João Azevedo (PSB). Será ou seria?
A mãe de Hugo, Illana Motta, foi chefe de gabinete da prefeitura na gestão de Dona Francisca. Em 2016, em pleno exercício da função, Illana foi presa pela Polícia Federal acusada de fraudar programas da União como o de transporte escolar (Pnate), Fundeb, Pró-Jovem Trabalhador e a transferência de recursos para tratamento de doenças de alta complexidade. Na denúncia do Ministério Público Federal, Dona Francisca foi afasta da prefeitura pela Justiça Federal. Se Hugo continuar de bem com Lula, vai mudar o destino da família: sua avó saiu da prefeitura para a rua, sua mãe saiu da prefeitura para a cadeia e seu pai pode sair da prefeitura para o Senado.








