O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou no último sábado (23) que o país irá superar a crise comercial com os Estados Unidos (EUA), desencadeada após a tarifa em 50% sobre produtos brasileiros, imposta pelo presidente americano, Donald Trump.
Durante encontro promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em Brasília, para discutir a conjuntura política, Alckmin ressaltou a menor dependência do mercado norte-americano.
“Na década de 1980, era 24% a nossa exportação para os EUA, praticamente um quarto das exportações brasileiras. Hoje, é 12%. E o que está afetado é 3,3%. Isso é o que está afetado no tarifaço”, destacou o vice-presidente.
Alckmin lembrou que, atualmente, por volta de 36% das exportações aos estadunidenses são as mais afetadas pelo tarifaço. Essas exportações atingem, de maneira mais preocupante, alguns setores da indústria de manufatura, como máquinas e equipamentos e indústria têxtil.
Leia mais: PT garante que Trump usará redes sociais e IA para tentar derrotar Lula em 2026
O vice-presidente insistiu que o governo federal não vai desistir de reduzir a alíquota e “tirar mais produtos” da tarifa de 50%. Além disso, Alckmin afirmou que o Brasil deve expandir as negociações comerciais com a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia, que deve acontecer até o fim do ano.
Com informações da Agência Brasil
O post Alckmin diz que tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras apareceu primeiro em O Hoje.