O deputado federal Professor Alcides (ex-PL) cancelou uma emenda parlamentar de R$ 1,07 milhão destinada à Saúde de Aparecida de Goiânia logo após perder o segundo turno das eleições para prefeito, em dezembro. A decisão afeta diversas unidades básicas de saúde, que deixaram de receber equipamentos essenciais.
A verba, aprovada em maio de 2024, seria utilizada para a compra de computadores, aparelhos de ar-condicionado, armários, utensílios e cadeiras de saúde bucal. O recurso estava vinculado ao programa Brasil Sorridente, parte do InvestSUS, iniciativa federal para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Unidades afetadas
Com o cancelamento, diversas unidades de saúde de bairros do município ficaram sem os recursos, incluindo:
Campos Elísios
Buriti Sereno
Alto Paraíso
Cardoso
Ilda
Caraíbas
Cruzeiro do Sul
Vila Delfiori
Expansul
Garavelo Park
Independência Mansões
Madre Germana I
Mansões Paraíso
Parque Trindade
Pontal Sul I e II
Porto das Pedras
Anhambi
Cândido de Queiroz
Retiro do Bosque
Rosa dos Ventos
Santa Luzia
Santo André
Jardins Boa Esperança
Jardins Florença
Jardins Olímpico
Jardins Riviera
Jardins Veiga
O cancelamento da emenda ocorreu logo após a divulgação do resultado das eleições municipais, levantando suspeitas sobre uma possível relação entre a decisão do deputado e sua derrota nas urnas.
Defesa do parlamentar
A assessoria de Professor Alcides nega que ele tenha cancelado a emenda e alega que a suspensão foi determinada pelo ministro do STF, Flávio Dino, em dezembro de 2024. Segundo a nota oficial, a decisão afetou 5.449 emendas de Comissão, que serão liberadas gradualmente conforme a destinação for confirmada.
Leia mais: Vazam supostas fotos íntimas do Prof. Alcides e um adolescente
A nota ainda destaca que várias emendas do deputado já estão sendo liberadas e reafirma seu compromisso com Aparecida de Goiânia, garantindo que jamais cancelou ou cancelará emendas destinadas ao município.