Em coletiva de imprensa na Casa Branca nesta segunda-feira (29), após reunião com Benjamin Netanyahu, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o primeiro-ministro de Israel, apoiou o plano de paz norte-americano para a Faixa de Gaza, agradecendo ao aliado pela colaboração. Trump destacou que estão “muito mais do que muito perto” de alcançar a paz no Oriente Médio e disse que é hora de o Hamas aceitar os termos do acordo apresentado. O presidente acrescentou que o grupo palestino representa “o único que resta aceitar” e que espera uma resposta positiva.
Trump ressaltou que, caso o Hamas rejeite o plano, os Estados Unidos darão total apoio a Israel para prosseguir com suas ações militares. O presidente norte-americano classificou a segunda-feira como “um grande, grande dia, um dia lindo, potencialmente um dos grandes dias da civilização”.
Netanyahu confirmou o apoio israelense ao plano, chamando-o de “passo crítico” para a paz no Oriente Médio. Ele afirmou que a proposta trará de volta todos os reféns, desmantelará as capacidades militares do Hamas e garantirá que Gaza não represente ameaça a Israel. O premiê ressaltou que o objetivo é oferecer uma oportunidade de solução pacífica, evitando mais derramamento de sangue, mas alertou que, se o Hamas rejeitar o plano ou tentar contrariá-lo, Israel “terminará o trabalho sozinho”.
O líder israelense também destacou que a Autoridade Palestina (AP) não poderá assumir papel em Gaza sem passar por uma transformação radical e que o plano dos EUA oferece um caminho prático e realista para a administração do território, sem participação do Hamas ou da AP.
Além disso, a Casa Branca confirmou que Netanyahu telefonou para o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani, expressando pesar pelo ataque israelense que matou um militar catariano, e garantindo que incidentes semelhantes não se repetirão. As partes concordaram em fortalecer mecanismos de coordenação e comunicação para apoiar a estabilidade regional.
O post Trump e Netanyahu comentam sobre plano de paz apareceu primeiro em O Hoje.










