O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede social nesta segunda-feira (6) para expressar otimismo após uma videoconferência com o presidente Lula. a conversa, focada na crise do “tarifaço” e no comércio bilateral, foi classificada por Trump como “ótima”.
“esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente lula, do brasil. discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no brasil quanto nos estados unidos. gostei da conversa nossos países se darão muito bem juntos!”, escreveu trump.
Lula cobra fim da sobretaxa
O palácio do planalto confirmou o tom amistoso do diálogo, que durou cerca de 30 minutos. na pauta, Lula foi direto e cobrou a retirada da sobretaxa de 40% imposta sobre produtos nacionais, além do fim das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
O presidente brasileiro citou o superávit que os EUA já mantêm na balança de bens e serviços com o Brasil como argumento para a retirada das tarifas.
Próximos passos e via direta de comunicação
Como resultado imediato, os líderes concordaram em trocar telefones para manter um canal de comunicação direto. além disso, Trump designou o secretário de estado Marco Rubio para dar seguimento às negociações com a equipe econômica brasileira, composta pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da fazenda Fernando Haddad.
Os presidentes também acertaram um encontro pessoal. Lula convidou Trump para a COP30, em Belém (PA), e demonstrou disposição para viajar aos EUA.