Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a região central das Filipinas na noite de terça-feira (30/9), provocando destruição em várias cidades da província de Cebu. Segundo o G1, o número de mortos chegou a 69, enquanto mais de 150 pessoas ficaram feridas. O tremor raso, a cerca de 10 quilômetros de profundidade, foi seguido de abalos secundários, o mais forte de magnitude 6.
Em Bogo, cidade próxima ao epicentro, o hospital local ficou lotado de feridos. A guarda costeira enviou um navio com médicos e enfermeiros para reforçar o atendimento. O presidente Ferdinand Marcos Jr. garantiu assistência rápida às vítimas e determinou que ministros acompanhassem as operações de socorro em campo.
Entre as áreas mais atingidas está San Remigio, declarada em estado de calamidade. O vice-prefeito Alfie Reynes pediu água, comida e maquinário pesado para ajudar nas buscas. “Está chovendo forte e não há eletricidade, então precisamos muito de ajuda, especialmente no norte, porque há escassez de água depois que as linhas de abastecimento foram danificadas pelo terremoto”, disse à rádio DZMM.
Imagens divulgadas por emissoras locais mostram moradores deixando suas casas às pressas enquanto construções desabavam, incluindo uma igreja centenária. Segundo Reynes, parte das vítimas em San Remigio estava em um ginásio esportivo que ruiu parcialmente durante uma partida de basquete.
Apesar da destruição, o Aeroporto Internacional de Mactan-Cebu, segundo mais movimentado do país, permaneceu em funcionamento. A província, lar de 3,4 milhões de habitantes e destino turístico importante, tenta restabelecer energia e abastecimento de água.
As Filipinas estão no “Círculo de Fogo” do Pacífico, região de intensa atividade sísmica. O país sofreu dois grandes tremores em janeiro sem registro de mortes. Em 2023, um abalo de magnitude 6,7 deixou oito mortos.
O abalo aconteceu a cerca de 10 km de profundidade e os tremores secundários chegaram até magnitude 6. Porém, não houve risco de tsunami.
O post Tremor de magnitude 6,9 deixa mortos e feridos na Filipinas apareceu primeiro em O Hoje.










