Na manhã desta quarta-feira (23), um terremoto de magnitude 6,2 atingiu Istambul, na Turquia, fazendo prédios balançarem e moradores deixarem suas casas em pânico. Segundo a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD), 151 pessoas ficaram feridas durante o abalo, a maioria ao se jogar de locais altos na tentativa de escapar, motivada pelo desespero.
Apesar do susto, o governo turco informou que nenhuma das vítimas corre risco de vida. O terremoto teve profundidade de 10 quilômetros, de acordo com o Centro de Pesquisa Alemão para Ciências Geológicas (GFZ), e foi sentido em várias regiões da cidade mais populosa do país.
Logo após o abalo principal, pelo menos 51 tremores secundários foram registrados, incluindo réplicas do terremoto com magnitudes de 5,0 e 4,5, segundo o Centro Sismológico Euromediterrâneo (ESMC).
O ministro do Interior da Turquia declarou que todas as equipes da AFAD e de outras instituições já estão em campo realizando varreduras e prestando suporte à população.
Até o momento, não há registro de mortos ou de grandes danos estruturais. As autoridades seguem em alerta para possíveis novos tremores e recomendam que a população evite permanecer em áreas de risco.
Leia mais: Onça que pode ter matado caseiro no MS é capturada pela Polícia Ambiental