Um dia após Donald Trump mencionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante conversa com o argentino Javier Milei, Lula comentou, nesta quarta-feira (15), a ligação que manteve com o presidente norte-americano. O petista disse que aproveitou a idade semelhante para tratá-lo por “você” e conduzir a conversa sem formalidades.
“Quando eu fui falar com o Trump, eu não conhecia ele, a gente estava de mal. (Mas) tinha gerado uma química na ONU”, afirmou Lula, recordando o encontro breve na Assembleia Geral da ONU. Ele também brincou sobre a conversa: “Não pintou uma química, pintou uma indústria petroquímica.”
Lula durante a Assembleia Geral da ONU (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente detalhou que estabeleceu uma comunicação direta: “Então, ele me ligou e eu falei: ‘Presidente, eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Eu estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer dia 14 de julho. Significa que sou oito meses mais velho que você. Então vamos nos tratar por ‘você’, sem liturgia’.” Em seguida, disse que começou a falar o que achava necessário.
Lula confirma reunião EUA X BRASIL
Lula ainda confirmou que nesta quinta-feira (16) haverá reunião entre representantes do governo brasileiro e norte-americano para tratar do tarifaço em vigor desde 6 de agosto e das sanções a autoridades brasileiras. O encontro ocorrerá entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que chegou a Washington na segunda-feira (13).
O presidente ressaltou que, antes da ligação, não conhecia Trump pessoalmente: “Eu não conhecia ele. E tinha gerado uma química na ONU, 29 segundos, sabe?”, comentou durante evento no Rio.
Na última terça-feira (14), Trump também mencionou o Brasil durante uma reunião com o presidente argentino, Javier Milei, sobre um pacote de ajuda financeira para o país sul-americano. O líder norte-americano disse ter mantido uma “boa conversa” com Lula. “Tive uma conversa muito boa com o presidente Lula. Nós nos encontramos nas Nações Unidas antes do meu discurso”, afirmou.
Leia mais: Após cessar-fogo em Gaza Netanyahu volta ao tribunal nessa 4° feira