O guitarrista Paul Daniel “Ace” Frehley, um dos fundadores da banda Kiss, morreu aos 74 anos nesta quinta-feira (16). A informação foi confirmada pela família do músico em um comunicado divulgado à imprensa internacional. Frehley estava hospitalizado desde o fim de setembro, após sofrer uma queda em seu estúdio caseiro nos Estados Unidos.
Segundo o site TMZ, o artista chegou a ser mantido vivo com ajuda de aparelhos, mas o quadro de saúde piorou nos últimos dias. No início de outubro, toda a agenda de shows de 2025 já havia sido cancelada por conta de “problemas médicos em andamento”.
Família confirma morte do músico
Em nota reproduzida por veículos como Variety e Rolling Stone, a família de Frehley afirmou estar “completamente devastada e com o coração partido”. O texto diz que o guitarrista foi cercado por familiares em seus últimos momentos.
“Em seus últimos instantes, tivemos a sorte de poder cercá-lo com palavras, pensamentos, orações e intenções amorosas, carinhosas e pacíficas enquanto ele deixava esta Terra”, diz o comunicado. “Guardamos com carinho todas as suas melhores lembranças, suas risadas e celebramos a força e a bondade que ele dedicou aos outros. A magnitude de sua partida é de proporções épicas. A memória de Ace continuará viva para sempre”, completou a família.
Ace Frehley, guitarrista original e membro fundador da banda de rock KISS
Ícone do hard rock
Nascido em 27 de abril de 1951, no Bronx, em Nova York, Frehley ajudou a fundar o Kiss em 1973 e se tornou conhecido como “Spaceman”, personagem de maquiagem prateada e guitarras explosivas. Seu estilo influenciou gerações de músicos e marcou o som da banda em faixas como Shock Me, Cold Gin e Detroit Rock City.
Frehley deixou o grupo em 1982, seguiu carreira solo e voltou anos depois para turnês especiais. Foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2014 como integrante original do Kiss.
Leia também: Cidade Rock invade o Martim Cererê com edição de Halloween