A decisão de Reino Unido, França e Alemanha de acionar o mecanismo que pode restabelecer sanções da ONU contra o Irã elevou a tensão diplomática. O processo, iniciado na quinta-feira (28), foi motivado por alegadas violações do acordo nuclear de 2015, que previa limites ao programa atômico iraniano em troca do fim de restrições internacionais.
O chamado grupo E3, sustenta que o Irã descumpriu os compromissos assumidos no pacto de Viena, cuja meta era impedir o desenvolvimento de armas nucleares. O contexto torna-se mais delicado dois meses após os ataques de Israel e dos Estados Unidos a instalações iranianas, o que aumentou a pressão sobre o governo de Teerã.
Um dia após as declarações, na sexta-feira (29), o E3 ofereceu nas Nações Unidas prorrogar o restabelecimento das sanções caso o Irã restabeleça acesso para os inspetores nucleares da ONU, demonstre preocupações sobre seu estoque de urânio enriquecido e apresente interesse nas negociações com os EUA.
Segundo informações da CNN, um alto funcionário iraniano em Teerã disse que: “Se as negociações continuarão depende da decisão do Conselho Supremo de Segurança Nacional. O E3 precisa mostrar a Teerã que há boa fé.”
Antes das declarações do E3, o Irã havia afirmado que as negociações com os países continuariam mas poderiam ser paralisadas caso fosse feito um movimento como o que está em andamento.
Diante da medida, o governo alemão recomendou que seus cidadãos deixem o território iraniano e evitem viagens ao país. O Ministério das Relações Exteriores em Berlim justificou que não se pode descartar riscos aos alemães em razão de possíveis ações retaliatórias por parte de Teerã.
A Rússia também demonstrou reação imediata, e classificou a iniciativa europeia como um erro estratégico. O Ministério das Relações Exteriores em Moscou declarou que os países ocidentais são responsáveis pelo colapso do acordo de 2015 e alertou que a retomada das sanções representa um “grave fator desestabilizador”. A porta-voz Maria Zakharova afirmou que insistir nessa via pode comprometer soluções negociadas e gerar consequências graves para a segurança internacional.
O post Europa vive momento de tensão diplomática com Irã apareceu primeiro em O Hoje.