O anapolino e estudante de medicina Igor Rafael Oliveira Souza, de 32 anos, foi morto após ser imobilizado violentamente por sete seguranças de um shopping na cidade de Santa Cruz de la Sierra. O caso aconteceu na área de Equipetrol, conhecida por sua concentração de centros comerciais. Todos os seguranças envolvidos foram presos. Por fim, a família realiza uma vaquinha para o traslado do corpo.
Segundo o coronel Walter Sossa, da Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC), a equipe de seguranças do shopping resolveu imobilizar o jovem após, supostamente, ele entrar de forma “descontrolada” em diferentes estabelecimentos da região. Porém, ao abordar o estudante, os seguranças teriam usado uma força desproporcional, o que resultou no falecimento do anapolino.
De acordo com o laudo médico-legal, Igor morreu por sufocamento mecânico, resultante de compressão torácica. Isso indica que houve um grau elevado de violência na contenção física. Ainda segundo as autoridades bolivianas, o estudante poderia estar sob efeito de substâncias controladas no momento da abordagem.
Família conta que Igor enfrentava problemas psicológicos
Segundo relatos da família, Igor estudava na Bolívia há 9 anos e, recentemente, passava por problemas psicológicos. Esse histórico, segundo os parentes, pode ter contribuído para o comportamento desorientado que motivou a abordagem dos seguranças. Agora, o Ministério Público boliviano investiga agora o grau de responsabilidade de cada um dos sete seguranças detidos.
Família pede ajuda para traslado e justiça
A mãe do estudante, Neidimar, organizou uma vaquinha virtual para arrecadar recursos necessários ao traslado do corpo de Igor para o Brasil; Além disso, a arrecadação online também tem o objetivo de contribuir com os custos com assistência jurídica no processo judicial. Atualmente, a vaquinha já acumula mais de R$16 mil, e tem a meta de R$50 mil.
Com isso, na descrição da campanha, Neidimar fala mais sobre o filho “Meu filho era um jovem sonhador, querido por todos que o conheciam. […] É com grande sofrimento que venho pedir a colaboração de todos nesse momento. Obrigada!”
Acesse aqui a arrecadação virtual.
Leia mais: Homem é preso após briga de trânsito com filho de comandante da GCM
O post Estudante de medicina anapolino morre após abordagem violenta de seguranças na Bolívia apareceu primeiro em O Hoje.