O jovem beato da Igreja Católica, Carlo Acutis, vai se tornar santo. A canonização acontecerá neste domingo (7), presidida pelo papa Leão XIV. A cerimônia foi confirmada depois que o Vaticano comprovou o registro de dois milagres atribuídos ao beato.
Nascido em 1991, em Londres, no Reino Unido, Carlo Acutis mudou-se ainda criança para a Itália com a família. Ele morreu aos 15 anos, vítima de uma grave leucemia. Já beato pela Igreja, Carlo é conhecido como “padroeiro da internet”, por evangelizar pessoas no mundo digital, uma das suas paixões.
Devotado por fiéis em todo o mundo, Carlo foi um jovem comum, interessado em religião e informática. Pessoas que conviveram com ele relatam, em entrevistas e documentários, sua alegria e espontaneidade. Em registros disponíveis na internet, é possível ouvir sua voz, como em um curta-metragem gravado no colégio onde estudava.
Para ser reconhecido santo, dois milagres foram atribuídos a Carlo Acutis após sua morte. O primeiro ocorreu no Brasil, em Campo Grande (MS), em 2013. O pequeno Matheus Vianna foi curado de uma grave malformação no pâncreas após orações diante da imagem de Carlo, na Capela São Sebastião , hoje chamada Capela do Milagre.
A Igreja brasileira preparou uma semana de celebrações até a canonização. No início da semana, a Paróquia São Sebastião recebeu uma relíquia do futuro santo: um casaco azul escuro, muito utilizado por Carlo em vida e registrado em diversas fotos. A chegada da peça marcou a abertura oficial das celebrações. O objeto, doado pela mãe do beato, ficará permanentemente na paróquia, segundo Vinicius Bracht, assessor de Imprensa da Paróquia São Sebastião.
“Ele será guardado depois que terminam os trâmites e, enquanto isso, a paróquia vai arrumar um altar, vai fazer todo o preparo para deixar a peça eternamente lá com a gente. Ela vai ficar em Campo Grande como um sinal vivo de fé e do milagre que aconteceu aqui. É um presente da mãe dele para nós. Por isso estamos cuidando com tanto carinho deste pullover”, explica Bracht.
O milagre ocorrido no Brasil conecta a comunidade local à história de santidade de Carlo Acutis. “A programação da semana da canonização em Campo Grande tem um significado muito especial para nós. Sobretudo porque foi aqui que aconteceu, em 2013, o primeiro milagre reconhecido pela Igreja Católica. Esse fato nos conecta diretamente à história de santidade de Carlo e torna cada celebração ainda mais emocionante para a comunidade”, acrescenta.
O segundo milagre atribuído a Carlo ocorreu na Itália, em Florença, em 2022: a sobrevivência e rápida recuperação de uma mulher após um grave acidente. Com os dois milagres reconhecidos, a Igreja Católica eleva Carlo Acutis à santidade.
A canonização estava prevista para abril deste ano, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada após a morte do papa Francisco. A nova data, anunciada em junho por Leão XIV, é 7 de setembro. Junto com Carlo Acutis, será canonizado também o beato Pier Giorgio Frassati, falecido há cem anos.
O post Carlo Acutis se torna santo neste domingo em cerimônia presidida pelo papa Leão XIV apareceu primeiro em O Hoje.