O Vila Nova viajará para o Rio de Janeiro neste final de semana. A equipe comandada por Luizinho Lopes enfrenta o Volta Redonda pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão Série B. A bola vai rolar no próximo domingo (27/07), a partir das 16h, horário de Brasília. O local do embate será na casa da equipe fluminense, o Estádio Municipal General Raulino de Oliveira. Vale ressaltar que a transmissão oficial do duelo, com imagens, pode ser acessada por meio da assinatura do Disney +, através do canal da ESPN.
Olhando para a tabela de classificação, o Vila Nova se encontra em sexto lugar, com 27 pontos conquistados até aqui. A situação do Volta Redonda é mais conturbada, o Esquadrão de Aço segue na zona de rebaixamento da Série B, com 18 pontos. O Tricolor está na 19ª posição, empatado com o lanterna Botafogo-SP.
Retrospecto
A princípio, analisando o histórico do confronto, é necessário voltar para o final dos anos 90. A última vez em que Vila Nova e Volta Redonda entraram em campo foi em 1998. Novamente pela Série, o Colorado superou o Voltaço pelo placar de 3 a 0. No total, os times se enfrentaram apenas três vezes, duas delas em 1998, e a primeira em 1982. Matematicamente, um equilíbrio pleno, uma vitória para cada e um empate.
Vila Nova
Luizinho Lopes parece ter encaixado um estilo de jogo funcional na equipe do Vila Nova. Após uma sequência desastrosa de cinco derrotas seguidas, o Tigrão retomou o caminho dos pontos sob o comando do técnico nordestino. Nas últimas cinco rodadas, o Colorado somou 11 pontos, com três vitórias e dois empates. A sequência positiva recolocou o Vila Nova na briga pelo acesso, que se encontra a dois pontos da zona de classificação.
Espera-se que o Tigre chegue ao Rio de Janeiro com uma postura parecida com os últimos jogos. Um futebol reativo, defensivo, focado no equilíbrio entre os setores do campo e buscando contra-ataques fatais. Uma vez que é notório a despreocupação do time do Vila em manter a posse de bola. Para o Colorado, é mais importante manter uma defesa sólida, organizada, com boas dinâmicas entre laterais, zagueiros e volantes. O Tigrão não vai correr muitos riscos logo na virada do turno, e joga fora para buscar pontos como visitante.
Volta Redonda
O time de Rogério Corrêa vem de uma derrota fora de casa na última rodada para a Chapecoense. Apesar do 4 a 2 sofrido, o Volta Redonda jogou travando uma competitividade física, com fortes duelos, e pode surpreender o time do Vila. Isso sem mencionar o fator casa, que sempre faz grande diferença na segunda divisão. O tema da partida será como o ataque do Volta Redonda entra para enfrentar a defesa do Tigrão. Será um duelo muito focado em disputas físicas pelo controle de meio-campo, e com a torcida a seu favor, o Esquadrão de Aço pode levar vantagem em certas situações.
Além disso, uma vitória aproxima o Volta Redonda de uma possível saída da zona de rebaixamento. Portanto, é evidente que motivações não vão faltar, ambos precisam dos três pontos.
O post Vila Nova visita o Volta Redonda buscando se firmar na briga pelo acesso apareceu primeiro em O Hoje.