O torcedor vilanovense vive tempos de trevas no segundo turno do Campeonato Brasileiro Série B. Para uma equipe que sonhava com o acesso no início do torneio, o time sofreu sequências negativas duras que fizeram o Tigre despencar rodada após rodada na tabela de classificação. Com Paulo Turra, o Colorado esteve a uma vitória do G-4, mas não foi bem sucedido na missão em Ribeirão Preto. Dessa forma, Turra seguiu no comando da equipe até atingir seis jogos sem vitória, e entregou o cargo para Umberto Louzer, atual treinador.
O cenário seguiu desfavorável para o Vila Nova por mais três jogos, que marcou incríveis nove jogos sem vitória. O resultado foi o afastamento do Tigrão da zona de acesso a cada placar negativo, e a esperança da torcida foi junto com a confiança do elenco. Entretanto, as derrotas ficaram no passado após a noite deste domingo (12/10), no duelo contra o Amazonas. Em partida no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), o Vila Nova superou a equipe nortista, pelo placar de 1 a 0, três pontos heróicos para reerguer o grupo.
Um triunfo não coloca o Vila na briga pelo acesso do dia para a noite, o sonho da Série A fica para o ano que vem novamente. Porém, vencer em casa, diante do torcedor, sob um novo comando, agrega um valor para a continuidade do trabalho. Esse foi o terceiro jogo de Umberto Louzer como técnico do Tigrão, sendo essa sua primeira vitória. Os três pontos mantém o Vila Nova na 12ª colocação, com 43 pontos adquiridos até aqui.
Mesmo com um placar magro, o Colorado manteve uma postura de muita presença em seus domínios. Louzer elaborou um esquema de jogo ofensivo e intenso, o que garantiu uma posse de bola superior, e maior volume de ataque. Entretanto, até os 89 minutos, o placar seguiu inalterado em Goiânia, tudo indicava mais um empate sem gols, sem emoção e muita revolta da torcida. Contudo, o herói da noite de domingo foi Pedro Romano, que com um toque de cabeça garantiu os três pontos para a equipe vilanovense, um verdadeiro respiro.
O treinador Umberto Louzer se mostrou satisfeito com a vitória, principalmente em favor do emocional do elenco, enaltecendo a volta da confiança e segurança para os próximos jogos.
“Até em função dessa marca ingrata, por mais que a gente fale, inconscientemente isso acaba travando o jogo. Impede o atleta de jogar ao seu natural. Então, a vitória foi importantíssima. Ela traz confiança, segurança. Aqui vamos continuar trabalhando em busca de evolução, constância e consistência. Somos sabedores de que temos muito a melhorar ainda”, afirmou o técnico em coletiva de imprensa.
Por fim, o Vila Nova volta a campo no próximo sábado (18/10), quando enfrenta o Atlético-GO pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico será no Antônio Accioly, com início às 16h, horário de Brasília.