O que espera o Vila Nova para o fim de 2025? Com um ano de altos e baixos, o Colorado se encaminha para mais uma temporada apática no Brasileirão Série B. A segunda divisão puniu erros na campanha do Tigre, que minaram as chances do Vila Nova de alcançar o tão sonhado acesso. Foram muitos pontos desperdiçados em casa, tropeços consecutivos, além de erros e mais erros individuais e coletivos. Com a derrota no clássico para o Atlético-GO na rodada anterior, o Colorado vai apenas cumprir a tabela até o final do ano e espera por uma Série B melhor no ano que vem.
Muitas máximas permeiam a segunda divisão, e uma famosa é que “time que quer subir, não pode perder dois jogos seguidos”, uma ainda mais conhecida, é “na Série B não se pode perder pontos em casa”. Não há nada científico nessas afirmações, mas uma análise experimental traça uma linha que comprova principalmente a segunda sentença. Com o início do campeonato pelas mãos de Rafael Lacerda, o Vila Nova teve um início promissor, brigando por posições no topo da tabela. A sequência de tropeços do Tigrão levou a queda do treinador gaúcho, que pouco tempo antes havia entregado ao Vila Nova o título do Campeonato Goiano.
Luizinho Lopes assume, com a esperança da torcida que o treinador pudesse repetir o sucesso da temporada passada, quando chegou próximo do acesso à primeira divisão. Entretanto, com muitos resultados questionáveis, e muitos momentos de oscilação, o técnico cai novamente, e dá lugar para Paulo Turra. A chegada do antigo auxiliar de Luiz Felipe Scolari trouxe uma moral para a torcida, junto com o discurso de intensidade e agressividade prometido pelo técnico gaúcho. Vale ressaltar que naquele momento, o Vila Nova ainda estava na briga pelo pelotão de cima, com chances reais de ganhar mais posições.
Seus dois jogos iniciais trouxeram uma esperança que parecia adormecida no torcedor Colorado. Paulo Turra garantiu uma vitória fora de casa na estreia contra o Paysandu, 1 a 0 suado, três pontos heróicos. A volta para Goiânia seria ainda mais dramática, Derby do Cerrado, Vila Nova e Goiás no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). Naquela situação, o Goiás vinha na briga pelo título com Vagner Mancini, mas por se tratar de um clássico, confronto completamente equilibrado. Mantendo o tabu sobre o esmeraldino, o Vila Nova superou o Goiás por 2 a 0 diante de sua torcida, e precisava de apenas uma vitória para voltar ao G-4.
Apesar de apresentar boas ideias e conseguir resultados promissores de início, aquelas foram as únicas vitórias de Turra como técnico do Vila. A pressão foi suficiente para retirar o treinador do cargo, que deu espaço para Umberto Louzer, que segue no comando. Louzer assumiu uma equipe que possui uma chance ínfima de conseguir o acesso, e com a derrota para o Dragão, todas as possibilidades foram por água abaixo.
Calendário – Vila Nova
Dessa forma, o Colorado terá cinco disputas pela frente: Ferroviária (casa), Operário-PR (fora), Avaí (casa), CRB (fora) e Volta Redonda (casa). A próxima partida da equipe será contra a Ferroviária, no próximo domingo (26/10) , a partir das 18h30, horário de Brasília, pela 34ª rodada do Brasileirão Série B.
Leia mais: Sem oportunidades, Endrick pode ter saída precoce do Real Madrid










