Goiás foi oficialmente anunciado como estado sede dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2026, que serão conduzidos em Goiânia e Trindade. A expectativa é que o torneio reúna cerca de 9 mil atletas de todo o Brasil, se tornando assim, a maior edição do campeonato até aqui. O anúncio foi feito nesta terça-feira (07/10), durante a cerimônia realizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, local que sediou o Jubs de 2025. A oficialização foi garantida com a assinatura do termo de compromisso entre representantes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do governo de Goiás e da prefeitura de Trindade.
Estavam presentes o Presidente da CBDU, o vice-presidente da FISU América, Luciano Cabral, o secretário de Esportes de Goiás, Rudson Rosa Guerra, além do prefeito de Trindade, Marden Júnior. Além deles, participaram o presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), Lusimar Santos, e o secretário de Esportes do Rio Grande do Norte, Cezinha Nunes, representando a sede atual.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), ressaltou a importância do anúncio, e garantiu grandes expectativas em sediar o evento no ano que vem. “Em 2026, Goiás será sede dos Jogos Universitários Brasileiros. A previsão é de mais de 9 mil atletas dos 27 estados, jovens de todas as regiões do país. Nosso estado dará todo o apoio ao esporte, à educação e à qualidade de vida. Uma alegria enorme tê-los aqui em 2026”, afirmou o governador.
Além disso, o secretário de Esportes de Goiás, Rudson Rosa Guerra, enalteceu a forma como a organização do evento será gerenciada, que contemplará a participação do governo estadual, prefeitura e CBDU. “A expectativa é enorme. O JUBs 2026 será não apenas o maior, mas também o mais organizado e bem estruturado da história. Vamos deixar um legado em infraestrutura, capacitação e desenvolvimento econômico. Goiás será, sem dúvida, a casa do esporte universitário”, afirmou.
Lusimar Santos, presidente da FGDU, se mostrou satisfeito com a escolha do estado para sediar os jogos, ressaltando a infraestrutura e hospitalidade de Goiás como fatores decisivos. “Goiás tem tradição em receber grandes eventos esportivos e uma rede universitária muito ativa. Estamos preparando uma edição histórica, com espírito de integração, competitividade e valorização do esporte universitário”, afirmou o presidente.
Por fim, nenhuma informação referente a data dos jogos foi oficialmente divulgada, mas espera-se que seja definida nos próximos dias.