Com a vitória por 3 a 1 sobre o Cuiabá, no último sábado (19), o Goiás garantiu, com duas rodadas de antecedência, a maior pontuação de sua história ao fim de um primeiro turno da Série B, desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2006.
Antes disso, a melhor campanha esmeraldina nos 19 jogos iniciais havia sido em 2021, quando somou 34 pontos, terminou o turno na vice-liderança e confirmou o acesso ao fim da temporada, como vice-campeão, com 65 pontos.
Nem mesmo em 2012, ano em que foi campeão da Série B, o Esmeraldino teve um desempenho tão forte na primeira metade da competição: naquela edição, fechou o turno com 33 pontos e na quinta colocação, antes de embalar na reta final e conquistar o título com 78.
Foto: Rosiron Rodrigues / GEC
O técnico Vagner Mancini valorizou o desempenho e apontou a importância dos próximos dois compromissos:
“É uma pontuação significativa. Nos deixa felizes, mas queremos mais. Queremos virar o turno com mais seis pontos, mas sabemos que serão dois jogos muito difíceis: Novorizontino, fora, e Remo, em casa. Contra adversários mais fortes, a concentração tem que ser ainda maior.”
Número mágico
O desempenho atual também coloca o Goiás muito próximo de um marco simbólico: todas as equipes que terminaram o primeiro turno com pelo menos 38 pontos conquistaram o acesso à Série A. Com 36 pontos somados até aqui, o Verdão precisa de apenas dois nos próximos dois jogos para igualar esse histórico.
Mais do que números isolados, a campanha esmeraldina impressiona por sua consistência. O time é o que mais venceu na competição (11 vitórias), tem o melhor ataque (23 gols), a terceira melhor defesa (13 gols sofridos), a segunda melhor campanha como mandante (20 pontos) e lidera o desempenho como visitante (16 pontos fora de casa). Ao todo, o aproveitamento geral da equipe é de 70,5%.
O post Goiás alcança maior pontuação de sua história em um primeiro turno da Série B apareceu primeiro em O Hoje.