O goiano Wilton Pereira Sampaio, de 45 anos, foi novamente reconhecido no cenário mundial da arbitragem. O profissional, nascido em Teresina de Goiás, foi indicado ao prêmio de melhor árbitro do mundo de 2025 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) — entidade que, desde 1987, premia os destaques do futebol em diversas categorias.
Ao lado de Sampaio, também figuram na lista de indicados os paulistas Raphael Claus e Edina Alves, esta última concorrendo entre as mulheres. O trio representa o Brasil entre os melhores do planeta, reforçando o bom momento da arbitragem nacional em competições internacionais.
A indicação é considerada uma das mais importantes da carreira de um árbitro. O júri da IFFHS é composto por especialistas de mais de 120 países, que avaliam o desempenho dos profissionais entre janeiro e dezembro de cada ano. O resultado será anunciado no dia 10 de dezembro, quando a entidade divulgará os vencedores das principais categorias — incluindo árbitros, técnicos, clubes e seleções.
Quem é Wilton Pereira Sampaio
Natural de Teresina de Goiás, cidade localizada no norte do estado, Wilton Pereira Sampaio, tem prestígio internacional e também da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que tratou sua arbitragem como
“segura” e “sem grandes erros” no último duelo entre Flamengo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.
Wilton Pereira Sampaio é árbitro FIFA desde 2013 e já comandou partidas decisivas em competições de peso, como Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão Série A e Eliminatórias para Copas do Mundo.
No ano passado, Sampaio já havia sido indicado ao mesmo prêmio de melhor árbitro do mundo da IFFHS, ficando em 10º lugar na classificação final — logo atrás de Raphael Claus, que terminou na nona posição. A nova indicação, portanto, reafirma sua consistência e reconhecimento entre os principais nomes da arbitragem mundial.
Outros brasileiros na disputa
Além de Wilton, o Brasil também será representado por Raphael Claus e Edina Alves Batista. Claus, paulista de 44 anos, tem trajetória semelhante à do goiano, com participações em torneios da FIFA, Copa América e Mundial de Clubes. Assim como Wilton, ele também está pré-selecionado para a Copa de 2026.
Raphael Claus atuou na Copa do Mundo de 2022, no Catar, e já está pré-selecionado para a Copa de 2026. (Imagem: Reprodução)
Já Edina Alves é um marco para o futebol feminino: primeira mulher a apitar uma partida de Mundial de Clubes masculino, ela acumula experiência em Copa do Mundo Feminina, Jogos Olímpicos e Campeonato Brasileiro Série A, onde se tornou a mulher com o maior número de atuações na história. A árbitra paulista figura entre as únicas mulheres indicadas ao prêmio da IFFHS em 2025.
Arbitra Edina Alves é a única brasileira que concorre ao prêmio entre as mulheres. (Imagem: Cesar Greco/Palmeiras
Prêmio e critérios de escolha
O prêmio de melhor árbitro do mundo é concedido anualmente pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, instituição fundada em 1984, com sede na Alemanha. O ranking considera atuações em jogos oficiais de seleções, ligas nacionais, copas continentais e torneios organizados pela FIFA.
A votação é feita por jornalistas esportivos, estatísticos e ex-árbitros de mais de 120 países, que analisam aspectos como disciplina, precisão nas marcações, conduta ética, domínio das regras e posicionamento em campo.
Confira a lista completa de indicados:
Abdulrahman Al-Jassim (Qatar)
Alireza Faghani (Austrália)
Campbell-Kirk Kawana-Waugh (Nova Zelândia)
César Arturo Ramos (México)
Clement Turpin (França)
Dahane Beida (Mauritânia)
Dario Herrera (Argentina)
Espen Eskas (Noruega)
Esteban Ostojich (Uruguai)
Facundo Tello (Argentina)
Felix Zwayer (Alemanha)
François Letexier (França)
Istvan Kovacs (Romênia)
Ivan Barton (El Salvador)
Jesús Valenzuela (Venezuela)
José Maria Sanchez Martínez (Espanha)
Maurizio Mariani (Itália)
Michael Oliver (Inglaterra)
Mustapha Ghorbal (Argélia)
Piero Maza (Chile)
Raphael Claus (Brasil)
Sandro Schärer (Suíça)
Slavko Vincic (Eslovênia)
Szymon Marciniak (Polônia)
Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Leia mais: Wilton Pereira Sampaio é reconhecido como um dos 10 melhores árbitros do mundo








