Flamengo e Filipe Luís estão se movimentando para negociar a renovação de contrato do treinador rubro-negro. Durante essa Data Fifa, a trama que assola a diretoria carioca ganhou um novo capítulo. Filipe e seu empresário, Jorge Mendes, informaram ao clube os valores e termos necessários para a assinatura de um novo contrato. O acordo parece estar distante de ser firmado, mas segue em negociação e com desejo positivo de ambas as partes.
A principal questão envolvendo a assinatura oficial é o salário do treinador. Filipe já havia recebido uma proposta de aumento, antes mesmo de ter Jorge Mendes como empresário. Entretanto, o técnico entendeu que apesar do reajuste, era um valor distante do que ele julga como justo para se manter no cargo. Dessa forma, Filipe solicitou um salário que o coloca no patamar de outros treinadores campeões no futebol brasileiro nos últimos anos, valor este que o Flamengo não apresentou em um primeiro momento.
A diretoria flamenguista julgou o valor exigido como acima do esperado, e pretende enviar uma contraproposta que alcance um meio termo favorável. Tanto o treinador, quanto o clube, parecem otimistas com a renovação, pelo Flamengo, o acordo será oficializado em breve.
O clube rubro-negro, no entanto, optou por conduzir o processo com calma. A contraproposta, elaborada por Jorge Mendes após conversas iniciais com o diretor executivo de futebol, José Boto, foi apresentada apenas em setembro. Filipe Luís, que assumiu o time principal em meio a um momento de transição, soma conquistas importantes desde então: levantou a Copa do Brasil de 2024, o Campeonato Carioca e a Supercopa de 2025, além de manter o Flamengo na disputa pelo título do Brasileirão e na semifinal da Libertadores.
Nos bastidores, há consenso de que o novo vínculo deve se estender até o fim de 2027, embora uma renovação por apenas mais uma temporada também seja discutida. Outro ponto em análise é a multa rescisória, especialmente em caso de propostas do exterior. No contrato atual, o valor é equivalente a três meses de salário, mas o estafe do treinador sinalizou interesse em rever essa cláusula.
Recentemente, Filipe recusou uma oferta do Fenerbahçe, da Turquia. O clube europeu chegou a consultar o Flamengo e indicou disposição em pagar uma compensação financeira pela liberação, mas a diretoria preferiu não abrir nenhum tipo de negociação. Apesar de manter o sonho de trabalhar no futebol europeu no futuro, o técnico segue totalmente focado no projeto rubro-negro.