O Crystal Palace está fora da Liga Europa da temporada 2025/26. A Uefa vetou a participação do clube inglês por conta do conflito de propriedade com o Lyon, da França — ambos controlados pelo empresário americano John Textor. Como os dois times garantiram classificação para a mesma competição, a entidade aplicou a regra que impede que equipes do mesmo dono disputem o mesmo torneio europeu.
Com isso, o Palace cai para a Liga Conferência, enquanto o Nottingham Forest deve ser promovido à Liga Europa. A decisão ainda não é oficial porque o clube londrino pretende recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
A situação ganhou novos capítulos nas últimas semanas. Textor anunciou a venda de sua participação (44,9%) no Palace ao bilionário Woody Johnson, dono do New York Jets. A transação, avaliada em cerca de R$ 1,4 milhão, ainda precisa do aval da Premier League e da federação local para ser efetivada.
A Uefa também chegou a adiar a decisão à espera de um possível rebaixamento do Lyon, que enfrentava problemas financeiros. Com a permanência do clube francês na Ligue 1, a sanção foi aplicada ao Crystal Palace.
O clube britânico havia se classificado para a Liga Europa após conquistar a FA Cup, vencendo o Manchester City na decisão. Em entrevista à rádio TalkSport, Textor negou interferência direta nas decisões esportivas e criticou a falta de integração entre os clubes sob seu guarda-chuva.
O post Crystal Palace é eliminado da Europa League por conflito de propriedade com Lyon apareceu primeiro em O Hoje.