Nesta segunda-feira (5), Goiás e Avaí brigam pela liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. As equipes entram em campo no Estádio Hailé Pinheiro, o Goiás é o quinto colocado na tabela com 10 pontos e o Avaí é o primeiro colocado com 11 pontos. O Esmeraldino iniciou a sua preparação para esse jogo na última quarta-feira (30).
Goiás:
O Esmeraldino começou sua trajetória na Série B de 2025 vencendo o Amazonas por 1×0 dentro de casa logo na primeira rodada. Antes do Brasileiro começar, o Goiás apesar de ter conseguido se classificar para a final da Copa Verde, estava pressionado pela eliminação – para o Vila Nova – na semifinal do Goianão. Na sequência da segunda divisão, jogando fora de casa, o Verde vitimou o Operário Ferroviário vencendo o clube alvinegro pelo placar de 2×1 de virada.
A terceira rodada do Goiás foi marcada por um empate amargo contra o seu maior rival, o Vila Nova, jogando no Estádio Hailé Pinheiro. O Alviverde conseguiu abrir o placar duas vezes, mas o Colorado correu atrás do resultado e empatou a partida nos instantes finais em uma jogada de bola aérea, o placar final foi de 2×2.
A invencibilidade do Goiás foi abaixo na quarta rodada, quando o clube viajou até Minas Gerais para enfrentar o América-MG e perdeu por 1 a 0. Logo na sequência o clube sofreu outro baque: O Goiás que empatou o primeiro jogo da final da Copa Verde contra o Paysandu pelo placar de 0x0, começou o segundo jogo vencendo por 1×0 diante de 40 mil torcedores Esmeraldinos.
O Verde conseguiu segurar o jogo e fazer uma partida equilibrada, mas nos últimos minutos, quando o Goiás já estava com uma mão na taça, o Paysandu conseguiu empatar e a partida foi para os pênaltis. Nas penalidades o Goiás foi superado.
Em seu retorno aos gramados, o Goiás enfrentou o Botafogo-SP e venceu por 1×0 com gol do atacante recém-chegado Anselmo Ramon.
Avaí
O Avaí iniciou a temporada de 2025 com pé direito, o clube que enfrentou a Chapecoense na final do Campeonato Catarinense conseguiu erguer a taça e conquistar seu 19° título estadual. Na Série B, o Leão da Ilha ainda não perdeu nenhuma partida. o Avaiano iniciou a primeira rodada com um empate de 1×1 contra o Novorizontino no Estádio Ressacada. Na sequência enfrentou o Cuiabá na Arena Pantanal em empatou por 2×2.
Da terceira rodada em diante, o Avaí emendou três vitórias seguidas; contra o Operário Ferroviário por 1×0: contra o Amazonas por 2×0 e contra o América-MG por 3×0.
No comando do Leão da Ilha está um velho conhecido do Goiás, o técnico Jair Ventura, que comandou o Esmeraldino durante o Goianão e durante a Copa Verde – até a semifinal–.
Goiás evoluiu mas ainda comete erros
Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, o técnico Vagner Mancini, que está à frente do Goiás há um mês, explicou que esse tempo de trabalho é pouco para que haja grandes mudanças táticas e de organização da equipe. Isso porque, segundo ele, o futebol exige alguns conceitos que são aprimorados no dia a dia. Mancini detalhou que tem percebido o time do Goiás com competitividade e gana de vencer.
É uma equipe que quer ganhar, e eu quero uma equipe que jogue para frente, que tente buscar o resultado de todas as partidas. Esses ajustes vão acontecer com o tempo, mas existem outras coisas. Por exemplo, nesse último jogo diante do Botafogo, eu vi muitos erros táticos e isso me incomoda muito, que é o fato, logicamente, da gente não ter um tempo maior de treinamento que começa agora. […] Eu tenho visto no vestiário uma mudança muito grande do primeiro jogo para este último diante do Botafogo, que embora a gente não tenha feito um bom jogo tecnicamente, a gente brigou muito, competiu, duelou, que é o que pede a série B.
Apesar de ter citado que o elenco ainda comete erros, Mancini afirma que a evolução do time está compatível com o tempo de trabalho porque é preciso tempo para introduzir o trabalho técnico já que a mudança de metodologia inicialmente confunde o atleta.
“Você tem que tirar quase 90 dias de trabalho para introduzir o trabalho e não é fácil para o atleta uma mudança de metodologia, uma mudança de conceitos que são cobrados, por exemplo, um treinador prefere marcação alta, outro mais recuado, outro no meio-campo. Essas diferenças confundem o jogador. Isso tudo confunde o jogador um pouco”
Para o jogo contra o Avaí, Mancini declarou que espera uma partida equilibrada e que nesta sequência de dois jogos em casa o Goiás enfrenta dois candidatos ao acesso: Avaí e Coritiba.