newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Urbanista sugere interdição imediata da Marginal Botafogo

Administrador Por Administrador
26 de setembro de 2025
Em Cidades
A A
urbanista-sugere-interdicao-imediata-da-marginal-botafogo

Urbanista sugere interdição imediata da Marginal Botafogo

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou a intenção de investir cerca de R$ 20 milhões na compra de um radar meteorológico capaz de prever chuvas em um raio de até 100 quilômetros. 

Segundo a prefeitura, o equipamento permitirá antecipar tempestades e reduzir os impactos de eventos climáticos extremos, como os recentes temporais que deixaram a cidade em alerta. A proposta ganhou força após a forte chuva de terça-feira (23), que provocou alagamentos, prejuízos a comerciantes e moradores, trânsito caótico e a morte de uma adolescente ao pisar em fio solto.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), 78 mm de chuva caíram em apenas 1h30, superando a média mensal de 52,8 mm. Ventos de até 35 km/h e granizo agravaram os danos. 

A prefeitura mobilizou o Gabinete de Crise, envolvendo Defesa Civil, Seinfra, Comurg e SET, mas as medidas emergenciais evidenciam a reação tardia da gestão frente a problemas estruturais crônicos. Até o dia seguinte, foram registradas 32 quedas de árvores e rompimentos de adutoras em áreas como a Avenida Vera Cruz, provocando alagamentos em várias regiões.

O radar meteorológico, segundo especialistas, pode melhorar a previsão e monitoramento das condições climáticas, mas seu impacto é limitado sem obras estruturais. 

“Radar meteorológico permite alguma previsibilidade sobre regiões em que chuvas serão mais intensas, possibilitando que agentes de trânsito interrompam a circulação de carros em vias comprometidas e a Defesa Civil emita alertas em áreas de risco. Mas não previne nem elimina os infortúnios climáticos e ambientais”, afirma o urbanista Fred Le Blue, em entrevista exclusiva ao jornal O HOJE.

Fred Le Blue critica especialmente a Marginal Botafogo: “A Marginal Botafogo não é mais segura nem mesmo com céu de brigadeiro e deveria ser totalmente interditada até que estudos técnicos verifiquem se as chuvas de setembro e janeiro comprometeram a canalização do córrego. A ponte da Avenida Universitária apresenta armaduras de pilares rompidas e corrosão generalizada. O projeto original de Attílio Côrrea Lima previa um cinturão verde preservado em toda extensão do córrego, mas invasões, grilagens e doações de terras públicas, somadas à construção da marginal sem planejamento sustentável, destruíram essa visão”.

O especialista alerta que o radar pode reduzir riscos apenas de forma emergencial e pontual. “Trata-se de uma solução preventiva de curto prazo importante, que pode salvar vidas, mas não toca na raiz do problema, que é a falta de permeabilização do solo. Apenas com o Plano Diretor de Drenagem Urbana e implantação de uma ‘cidade espongiária’, com jardins de chuva, parques alagáveis e telhados verdes, será possível mitigar os impactos das chuvas”, explica Le Blue.

Segundo o urbanista, um sistema de previsão mais preciso poderia reduzir riscos não apenas no trânsito, mas também em moradias e serviços públicos. Para isso, é necessária integração com ferramentas como o sistema federal “Defesa Civil Alerta”, que permite disparar mensagens de aviso e orientações via telefonia celular em áreas de risco iminente. 

“É essencial que os dados meteorológicos sejam vinculados a uma ação coordenada de prevenção, não apenas monitoramento”, acrescenta.

Os recentes danos mostram que a cidade segue vulnerável. Na Marginal Botafogo, contenções de concreto cederam, causando trincas no asfalto e interdição parcial da pista. A Seinfra realiza obras emergenciais, enquanto a Comurg cuida da remoção de entulhos. 

Especialistas também alertam para impactos ambientais, como o arraste de grama sintética nos canteiros da Avenida Castelo Branco e da Rua 44, substituindo vegetação natural e comprometendo a infiltração e qualidade do solo.

O prefeito reforça cuidados durante chuvas intensas. “Essas chuvas passam em meia hora, 45 minutos. Não continuem o caminho. E, ao parar, nunca fiquem debaixo de fios ou coberturas frágeis. Quarenta e cinco minutos podem custar uma vida”, disse Mabel. 

O coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça, também alertou a população: “Árvores podem cair sobre veículos, ruas podem ficar alagadas com enxurradas capazes de arrastar carros e pessoas. Se estiver em segurança, permaneça até tudo se acalmar”.

Para Fred Le Blue, mudanças climáticas exigem reflexão sobre planejamento urbano. “Investimentos em tecnologia são bem-vindos, mas sem planejamento sustentável, drenagem eficiente e recuperação de áreas naturais, os riscos continuarão. Precisamos pensar cidades como ambientes capazes de mediar o construído com o natural, e não apenas em equipamentos que avisam quando o desastre já está a caminho”.

 

O post Urbanista sugere interdição imediata da Marginal Botafogo apareceu primeiro em O Hoje.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Trabalho por aplicativo cresce 170% desde 2015, aponta Banco Central

Próxima Postagem

Operação em Goiás fecha fábrica de ‘cura falsa’ para picadas de animais peçonhentos

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

mae-e-filha-morrem-apos-comer-bolo-envenenado-em-sp
Cidades

Mãe e filha morrem após comer bolo envenenado em SP

11 de outubro de 2025
goias-tem-alerta-para-tempestades-e-alto-risco-de-queimadas-neste-domingo
Cidades

Goiás tem alerta para tempestades e alto risco de queimadas neste domingo

11 de outubro de 2025
socio-da-wepink-afirma-que-empresa-realiza-13-mil-vendas-por-dia-em-video-usado-em-acao-do-mp
Cidades

Sócio da Wepink afirma que empresa realiza 13 mil vendas por dia em vídeo usado em ação do MP

11 de outubro de 2025
Próxima Postagem
operacao-em-goias-fecha-fabrica-de-‘cura-falsa’-para-picadas-de-animais-peconhentos

Operação em Goiás fecha fábrica de ‘cura falsa’ para picadas de animais peçonhentos

Mais Notícias

maior-partido-do-brasil-em-2024-pode-acabar-em-goias

Maior partido do Brasil em 2024 pode acabar em Goiás

11 de outubro de 2025

Até meados de 2024, o senador Vanderlan Cardoso surfava no Rio Meia-Ponte e no Córrego Caveirinha. Era o primeirão nas...

lula-diz-que-brasil-era-governado-por-uma-“tranqueira”-em-referencia-a-bolsonaro

Lula diz que Brasil era governado por uma “tranqueira” em referência a Bolsonaro

11 de outubro de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na última sexta-feira (10) que o Brasil era governado por uma...

moraes-suspende-fundeinfra-e-parceria-do-governo-caiado-com-o-ifag

Moraes suspende Fundeinfra e parceria do governo Caiado com o Ifag

11 de outubro de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (10) a validade de duas leis estaduais...

sem-caiado,-uniao-brasil-pode-ter-esvaziamento-em-goias

Sem Caiado, União Brasil pode ter esvaziamento em Goiás

11 de outubro de 2025

Pré-candidato à Presidência da República, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) dá indícios de que não irá recuar da disputa...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se