Durante a Semana do Orgulho LGBTQIAPN+, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, realizou 11 cirurgias de redesignação sexual pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos aconteceram entre os dias 23 e 30 de junho e integraram o Ambulatório Transexualizador – o chamado Ambulatório TX –, que funciona desde 2017 na unidade.
A iniciativa chamou atenção pela quantidade de cirurgias realizadas em curto período e pela importância simbólica durante a semana de luta por direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Ao todo, o ambulatório já realizou mais de 270 procedimentos, além de oferecer atendimento multidisciplinar, com foco em hormonioterapia, acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
A equipe médica reduziu a fila de espera por procedimentos eletivos ao realizar 11 cirurgias com acompanhamento completo no pré e pós-operatório. Para especialistas, ações como essa representam um avanço concreto na política pública de saúde para pessoas trans e não binárias, promovendo dignidade, acolhimento e inclusão.
Leia mais:Quase 800 vagas de emprego abertas em Aparecida por meio do SIME
O post Semana do Orgulho LGBTQIAPN+ teve 11 cirurgias de troca de sexo realizadas pelo SUS em Goiás apareceu primeiro em O Hoje.