O Vaticano realiza neste domingo (7/9) a canonização de Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como “padroeiro da internet”. Ele morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Agora, será reconhecido oficialmente como santo pela Igreja Católica.
Nascido em Londres em 1991, Acutis cresceu em Milão, na Itália. Desde cedo, demonstrou devoção à fé católica e grande interesse pela tecnologia. A combinação dessas duas áreas resultou na criação de um site voltado à evangelização, no qual catalogou milagres reconhecidos pela Igreja. A página segue ativa até hoje.
O adolescente morreu em 12 de outubro de 2006, data que coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Após sua morte, dois milagres foram atribuídos à sua intercessão. O primeiro ocorreu em Campo Grande (MS), quando uma criança foi curada após entrar em contato com uma peça de roupa manchada com o sangue dele.
Carlo Acutis criou site para evangelização e teve milagres reconhecidos no Brasil e na Costa Rica. Foto: Divulgação
O segundo milagre foi registrado na Costa Rica, em 2022. Uma jovem sofreu um acidente de bicicleta e estava em estado grave, com poucas chances de sobrevivência. Segundo o Vatican News, a mãe dela rezou diante da tumba de Acutis, em Assis, na Itália. Dias depois, a jovem apresentou recuperação inesperada e sobreviveu.
Em 2020, Carlo Acutis foi beatificado. Quatro anos depois, a canonização estava prevista para abril, mas a cerimônia foi adiada devido à morte do Papa Francisco. A celebração será conduzida pelo Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro, em Roma.
A canonização marca a entrada de Acutis no calendário oficial da Igreja Católica como santo, sendo reconhecido mundialmente como o primeiro santo “millennial”, título que faz referência à geração nascida no final do século XX.
O post Saiba quem é Carlo Acutis, o “santo da internet”, que será canonizado neste domingo apareceu primeiro em O Hoje.