Após apuração de denúncias feitas por consumidores, o Procon Goiás determinou, na última sexta-feira (11/7), a suspensão cautelar das atividades de uma loja revendedora de pneus localizada no setor Pedro Ludovico, em Goiânia. A medida foi tomada após constatação de práticas abusivas e infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
As reclamações apontam que a loja anunciava, por meio de aplicativo de mensagens, a disponibilidade de pneus de determinada marca. No entanto, ao chegar ao local, o cliente era induzido a adquirir outro produto, de marca diferente e preço mais alto.
Outros relatos denunciam que, com o carro já no elevador, a empresa apresentava um novo orçamento, sem consentimento prévio do consumidor. Segundo os depoimentos, os funcionários exerciam pressão psicológica e constrangimento para forçar a aceitação de serviços não contratados inicialmente.
A suspensão foi fundamentada em três infrações principais: publicidade enganosa, ausência de informações claras e precisas e a venda condicionada – quando a comercialização de um produto depende da contratação de outro. Durante o período de interdição, a empresa está proibida de realizar vendas tanto na loja física quanto pela internet.
Esta não foi a primeira infração registrada. O estabelecimento já havia sido notificado em novembro de 2024 e autuado em março deste ano, pelas mesmas práticas. A retomada das atividades dependerá da correção das irregularidades e da adequação total dos serviços às normas do CDC, a serem verificadas em nova fiscalização.
Leia mais:Procon Goiânia encontra variação superior a 400% nos preços de itens para pesca e camping
O post Procon Goiás suspende loja de pneus em Goiânia por práticas abusivas contra consumidores apareceu primeiro em O Hoje.