A Polícia Civil de Goiás (PCGO) resgatou, na tarde deste sábado (4), mais de 200 cães que eram mantidos em condições de maus-tratos em um canil clandestino localizado no bairro Jardim Esmeralda, em Goiânia. A ação foi conduzida pela equipe da Central Geral de Flagrantes da capital, vinculada à 1ª Delegacia Regional de Polícia (1ª DRP).
No local, os policiais encontraram animais de diferentes raças e portes amontoados em gaiolas pequenas e enferrujadas, submetidos a calor intenso, falta de ventilação e ambiente repleto de fezes, urina e mau cheiro. Entre os cães estavam filhotes recém-nascidos mantidos em uma suposta “ala de maternidade”, dentro de recipientes plásticos sem higiene adequada. Um pitbull adulto também foi encontrado preso em local inadequado e apresentava sinais visíveis de sofrimento.
Fique por dentro das principais notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
O responsável pelo imóvel foi preso em flagrante e autuado por crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos.
Os cães foram retirados do canil e ficaram sob guarda provisória de uma advogada, nomeada fiel depositária até que a Justiça defina o destino dos animais.
A Polícia Civil reforça que maus-tratos a animais é crime grave e que continuará intensificando ações de fiscalização e combate a esse tipo de prática em todo o estado.
Leia mais: Vendas de bebidas caem após casos de intoxicação por metanol