newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Parque das Laranjeiras: polêmica sobre estacionamentos mobiliza moradores

Administrador Por Administrador
26 de novembro de 2025
Em Cidades
A A
parque-das-laranjeiras:-polemica-sobre-estacionamentos-mobiliza-moradores

Parque das Laranjeiras: polêmica sobre estacionamentos mobiliza moradores

A proposta de reurbanização da Avenida dos Flamboyants, no Parque das Laranjeiras, desencadeou um dos conflitos mais intensos entre moradores e vereadores nos últimos meses. O projeto prevê a criação de vagas de estacionamento ao longo da via e em áreas próximas à Praça das Mangueiras, também no Parque das Laranjeiras.


Para a vereadora Rose Cruvinel (UB), autora da iniciativa, a medida busca melhorar o trânsito, organizar o uso comercial da avenida e atender demandas antigas de quem frequenta a região do Parque das Laranjeiras. Já para os moradores e para o vereador Fabrício Rosa (PT), a proposta ameaça áreas verdes e pode abrir caminho para uma redução significativa da vegetação local no Parque das Laranjeiras.

No documento enviado à prefeitura, Rose afirma que a avenida “deixou de ser residencial e passou a ser comercial”. Segundo ela, o acúmulo de carros estacionados dos dois lados da via prejudica a mobilidade no Parque das Laranjeiras. Por isso, defende a criação de vagas “em escama” e até 332 vagas adicionais em áreas municipais, além da instalação de piso tátil.
Cruvinel também apresentou um projeto de lei que institui ali a primeira Avenida Gastronômica de Goiânia, com objetivo de fortalecer o comércio, o turismo e a identidade culinária local no Parque das Laranjeiras.

O posicionamento, porém, encontrou forte resistência. Fabrício, em ofício ao município, afirma que “a falta de vagas para estacionamento de veículos não é um problema da região” e que não há registros de reclamações ou estudos que comprovem a necessidade das novas vagas no Parque das Laranjeiras.
O vereador critica ainda a possibilidade de retirada de árvores e redução da área de absorção de águas pluviais, o que, segundo ele, “pode gerar danos ambientais severos e irreversíveis” ao Parque das Laranjeiras. Ele também pediu acesso ao processo e condenou o cancelamento do acesso externo concedido ao Instituto Plantadores de Água.

A tensão aumentou na noite da última terça-feira (25), quando dezenas de moradores participaram de uma manifestação na Alameda dos Flamboyants, no Parque das Laranjeiras. A convocação foi feita pelo mandato de Fabrício Rosa, que classificou a proposta como “estratégia insana”. Durante o ato, moradores criticaram a intervenção na região do Parque das Laranjeiras.

Parque das Laranjeiras gera preocupação a moradores

A professora Bernadete Coelho, que vive no bairro há 45 anos, afirmou: “A ideia da vereadora é beneficiar única e exclusivamente os comerciantes. Em momento algum foi feita uma reunião com os moradores do Parque das Laranjeiras. Tudo foi feito de forma silenciosa apenas com o conhecimento dos empresários”. Para ela, transformar áreas verdes em vagas “é totalmente descabido, na contramão da preservação ambiental”.

Bernadete também relatou preocupação com o crescimento de grandes bares na avenida do Parque das Laranjeiras. “O bairro residencial não comporta essa quantidade de bares. O resultado é o caos nos fins de semana. Agora temos que abrir mão das nossas áreas verdes para satisfazer a ganância dos empresários?”, questionou.
A profissional alerta que o projeto não se limita apenas ao trecho mais movimentado da avenida: “A destruição das áreas verdes é apenas o começo. Existe uma área verde bem extensa na terceira etapa do nosso bairro, no Parque das Laranjeiras, e essa área vai ser transformada em um grande estacionamento para 190 carros. Uma ideia totalmente descabida, na contramão da preservação ambiental.”

A professora lembra ainda o histórico do bairro: “Eu moro no Parque das Laranjeiras desde a década de 1980. O bairro não é um loteamento comum. O parque é um conjunto habitacional construído pela antiga e falida Encol. O projeto urbanístico é diferenciado de outros bairros da região. O setor tem dois bosques e inúmeras áreas verdes em todas as cinco etapas. É justamente esse diferencial que encanta moradores e visitantes. O clima aqui é diferente em função das áreas verdes. Nós moradores prezamos isso.”

Na Câmara, Rose Cruvinel respondeu às críticas dizendo ter sido alvo de ataques “com mentiras e calúnias”. Sem citar nomes, afirmou ter sido “apunhalada pelas costas” por um colega e disse que um “vereador malandro” estaria mobilizando moradores do Parque das Laranjeiras com informações falsas.
Ela negou qualquer dano ambiental: “Nenhuma árvore será derrubada. Não haverá toque em áreas preservadas. O estacionamento será instalado apenas nas calçadas, dentro da área já pavimentada do Parque das Laranjeiras, pavimento feito pelos moradores, sem autorização”.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou que o projeto ainda não chegou à pasta. Já a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) informaram que receberam o projeto referente ao Parque das Laranjeiras, que está em fase de estudos técnicos, ou seja, não foi concluído.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Henrique Fogaça relata perda de 17 kg após dieta da selva; saiba o que é

Próxima Postagem

Papa Leão XIV defende monogamia e diz que sexo não é só procriação

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

jovem-de-18-anos-e-preso-em-goias-por-crimes-de-quando-era-adolescente
Cidades

Jovem de 18 anos é preso em Goiás por crimes de quando era adolescente

16 de dezembro de 2025
goias-investe-em-inteligencia-artificial-para-operacao-de-videomonitoramento
Cidades

Goiás investe em inteligência artificial para operação de videomonitoramento

16 de dezembro de 2025
apos-disputar-autolicenciamento-do-lixao-de-goiania,-paco-pede-ajuda-ao-estado
Cidades

Após disputar autolicenciamento do lixão de Goiânia, Paço pede ajuda ao Estado

16 de dezembro de 2025
Próxima Postagem
papa-leao-xiv-defende-monogamia-e-diz-que-sexo-nao-e-so-procriacao

Papa Leão XIV defende monogamia e diz que sexo não é só procriação

Mais Notícias

eua-assinam-acordo-de-cooperacao-militar-com-paraguai

EUA assinam acordo de cooperação militar com Paraguai

16 de dezembro de 2025

Os Estados Unidos formalizaram nesta segunda-feira (15) um acordo com o Paraguai que estabelece regras para a atuação de militares...

clan-del-golfo:-eua-classificam-cartel-colombiano-como-grupo-terrorista

Clan del Golfo: EUA classificam cartel colombiano como grupo terrorista

16 de dezembro de 2025

O governo dos Estados Unidos designou nesta terça-feira (16) o Clan del Golfo, da Colômbia, como organização terrorista. A decisão...

uniao-europeia-chama-guerra-na-ucrania-de-“ameaca-duradoura”-para-o-continente

União Europeia chama guerra na Ucrânia de “ameaça duradoura” para o continente

16 de dezembro de 2025

A guerra na Ucrânia segue sem perspectiva concreta de desfecho e continua a reorganizar a segurança europeia. Nesta terça-feira (16),...

congresso-ignora-transparencia-de-emendas-imposta-pelo-supremo

Congresso ignora transparência de emendas imposta pelo Supremo

16 de dezembro de 2025

Alvo de operação da Polícia Federal (PF) na sexta-feira (12), as emendas parlamentares ao Orçamento seguem com um sistema pouco...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se