A Amazon enfrentou, nesta segunda-feira (20), uma pane em sua unidade de serviços de nuvem, a Amazon Web Services (AWS), que provocou uma interrupção em larga escala e derrubou diversos aplicativos e plataformas no mundo todo. O apagão afetou mais de 500 empresas que utilizam a infraestrutura da empresa, incluindo grandes serviços como Snapchat, Zoom, Duolingo, Alexa e os jogos Fortnite, Roblox, Clash of Clans e Clash Royale.
Amazon identificou o problema
Segundo a própria companhia, o problema foi identificado por volta das 6h (horário de Brasília) e atingiu principalmente a região US-EAST-1, que concentra boa parte dos servidores da empresa. A companhia informou em sua página de “Integridade de Serviço” que já observa sinais de recuperação e segue trabalhando para a normalização completa da rede.
Além dos aplicativos de entretenimento e comunicação, o apagão também impactou plataformas financeiras, como o PayPal e o Chime, e serviços internos da própria Amazon, como o Prime Video e a assistente virtual Alexa.
Esta é considerada a maior falha de infraestrutura digital desde o incidente com a CrowdStrike, em julho de 2024, que causou instabilidade em bancos, hospitais e aeroportos ao redor do mundo.
Leia mais:
Ronaldo Caiado e Celina Leão marcam presença no “No Entorno Tem”, que celebra integração entre o DF e o Entorno
Israel rompe cessar-fogo e volta a bombardear Gaza, neste domingo (19)