A Polícia Civil de Goiás desarticulou, em menos de 24 horas, uma associação criminosa responsável pelo roubo de 47 cabeças de gado em uma fazenda na zona rural de Goiatuba. A ação, batizada de Operação Falso Guardião, foi deflagrada nesta quinta-feira (11) pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) em integração com o Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRural), e resultou na prisão em flagrante de quatro suspeitos, entre eles o mandante e o caseiro da propriedade, que simulou ter sido rendido pelos criminosos.
O crime ocorreu na manhã de 10 de dezembro, quando o caseiro relatou que dois homens armados teriam invadido a fazenda, levado pertences pessoais, roubado um veículo Ford Fiesta e carregado o gado em caminhões. Após a denúncia, equipes do BPMRural iniciaram rastreamento imediato e identificaram as carretas usadas no transporte, descobrindo que parte dos animais havia sido descarregada em uma casa de leilões em Piracanjuba.
Durante as diligências, parte do rebanho foi recuperada no leilão. O restante já havia sido repassado para fazendas em Bela Vista e Pires do Rio. O motorista contratado para o transporte indicou aos policiais quem havia solicitado o frete, o que levou à identificação e prisão do mandante em Goiânia.
Foto: Divulgação/PCGO
Em interrogatório, ele confessou o crime e revelou ter contado com informações privilegiadas repassadas pelo próprio caseiro. As equipes seguiram as buscas até a zona rural de Oloana, onde localizaram os dois executores do roubo. Eles estavam com o veículo da vítima e um simulacro de arma de fogo.
Foto: Divulgação/PCGO
Os suspeitos também confirmaram a participação direta do caseiro na ação criminosa, que teria fingido ser vítima para facilitar o roubo. Diante das evidências, ele também foi autuado.








