A imagem peregrina oficial de Nossa Senhora de Fátima, vinda do santuário português que guarda o ícone, desembarca neste sábado (9) em Goiânia para um circuito de visitas que marca a abertura da Semana Nacional da Família. Esta será a terceira vez que a capital goiana recebe a escultura — a primeira ocorreu em agosto de 2019 e a segunda, em julho de 2023.
O voo com a imagem chegará ao Aeroporto Santa Genoveva por volta do meio-dia. De lá, seguirá em cortejo conduzido pelo Corpo de Bombeiros até a Vila Canaã, onde fica o Santuário Basílica Sagrada Família, ponto central das celebrações. O trajeto incluirá paradas estratégicas em espaços de relevância social, educacional e religiosa, entre eles universidades no Setor Universitário, o Hospital das Clínicas, o Hospital Araújo Jorge, a Catedral Metropolitana, a Praça Cívica, o Fórum de Justiça, a UniAnhanguera, o SENAI e o SESI.
Segundo o padre Rodrigo de Castro, responsável por trazer a imagem a Goiânia, a escolha da data e do roteiro está alinhada ao Jubileu de Esperança celebrado pela Igreja. “Tudo o que ela fala, toda a sua mensagem, o apelo de conversão é direcionado à família. Então, por isso que nesse ano jubilar de esperança, estamos levando a imagem de Nossa Senhora de Fátima para o Jubileu de Esperança”, afirmou. Para ele, a presença da escultura no evento reforça o título pelo qual é conhecida, Rainha da Família.
A programação prevê a entronização da imagem no Santuário Basílica Sagrada Família de 10 a 17 de agosto. A partir do dia 18, ela seguirá para outros templos e comunidades: Catedral Metropolitana (18), Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (19), Paróquia Nossa Senhora da Assunção (20), Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges (21), Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Setor Aeroporto (22) e Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Solange Park (23). O encerramento será em 24 de agosto, novamente no Santuário Basílica Sagrada Família.
A vinda da imagem insere Goiânia na rota mundial de peregrinações da devoção mariana originada em Portugal, que há décadas percorre diferentes países levando sua simbologia a fiéis e comunidades. Com um percurso que atravessa centros de fé, hospitais e instituições de ensino, a visita pretende não apenas reforçar a dimensão espiritual do evento, mas também promover encontros que unam devoção, esperança e ação comunitária.
O post Nossa Senhora de Fátima inicia terceira peregrinação por Goiânia apareceu primeiro em O Hoje.