No Residencial Mendanha, região sudoeste de Goiânia, a população convive há anos com a frustração de ver uma creche quase pronta que teria sido transformada em um prédio abandonado. Trata-se da obra do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro, que segundo os moradores, estaria paralisada desde julho do ano passado, às vésperas das eleições de 2024. A situação, que já se arrasta por mais de cinco anos, voltou a gerar revolta entre os moradores, que cobram providências urgentes da Prefeitura.
Wilker, morador da região, relata o sentimento de impotência diante de tantas promessas não cumpridas. “Moro praticamente na rua que passa atrás do CMEI Residencial Mendanha. A última movimentação que teve na obra foi ano passado, no mês de julho. E parou antes das eleições mesmo”, conta. “Já perdemos a conta de tantas vezes que essa obra parou.”
De acordo com ele, a obra já passou por diversas trocas de empresas responsáveis, todas vencedoras de licitações públicas. No entanto, nenhuma delas concluiu o trabalho. “Nunca ficou a mesma empresa. Elas abandonam a obra, e a prefeitura cobra da conclusão com multas e processos. E aí começa tudo de novo: nova contratação, nova licitação”, explica Wilker.
Leia também:
“Superman”: descubra curiosidades surpreendentes sobre o novo filme
5 livros clássicos da literatura curtos que todo iniciante deve ler
Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
O abandono do espaço tem causado impactos diretos na rotina de pais e mães da região, que se veem obrigados a deslocar-se para outros bairros em busca de vagas em creches. “Afeta porque precisamos nos deslocar até a creche mais próxima, sendo que temos um CMEI aqui abandonado, com 80% da obra concluída, que virou moradia de vândalos e de pombos”, desabafa.
Wilker, que mora na região há cinco anos, destaca que muitos moradores mais antigos também já perderam as esperanças. “Tem um amigo meu aqui que queria ter colocado os filhos dele nessa creche, que fica do lado da casa dele. Mas não foi possível. Sempre a mesma desculpa que a empresa abandonou a obra e teria que iniciar uma nova licitação.”
No portal da Prefeitura de Goiânia, as últimas informações disponíveis sobre a obra do CMEI Residencial Mendanha indicam que o valor do contrato era de R$ 1.755.155,31. A data oficial de início foi registrada como 7 de outubro de 2019, com previsão de conclusão para 10 de junho de 2020. No entanto, a última atualização divulgada no sistema é de 3 de fevereiro de 2020.
Nota da Secretaria Municipal de Educação, na íntegra:
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que a prioridade da atual gestão é retomar a obra do Cmei Residencial Mendanha.
A empresa contratada para execução dos serviços abandonou a obra. Foi instaurado processo de irregularidade para apurar responsabilidades e aplicar as penalidades cabíveis.
A SME ressalta que, diante da situação, foi autuado novo processo para atualização de projeto e orçamentos, para uma nova licitação.
Secretaria Municipal de Educação
O post Moradores denunciam abandono de obra de CMEI no Residencial Mendanha: “Já perdemos a conta de quantas vezes essa obra parou” apareceu primeiro em O Hoje.