O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança significativa para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) a partir de 2026.
A Nova Regra do Sisu 2026
A partir de 2026, o sistema de seleção passará a aceitar a melhor nota do estudante obtida em uma das três últimas edições do Enem. As edições consideradas para essa nova regra serão as de 2023, 2024 e 2025.
Atualmente, o Sisu — um programa do governo federal que permite o ingresso em universidades públicas utilizando a nota do exame nacional — utiliza somente a nota mais recente do Enem. Com a alteração, o sistema escolherá o melhor resultado do estudante dentro desse período de três anos.
A alteração foi publicada por meio de uma portaria no Diário Oficial da União no dia 17 de outubro.
Mecânica da Seleção e Restrições
Questionado, o MEC esclareceu que a seleção dos candidatos terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso escolhida.
É essencial que o participante não tenha sido “treineiro”. Na prática, o uso das notas no Sisu será permitido apenas para os estudantes que prestaram o Enem a partir do terceiro ano do ensino médio. Candidatos que foram treineiros em outras edições não poderão utilizar os pontos obtidos no sistema de seleção.
Contexto e Enem 2025
A mudança ocorre após a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ter aprovado, em julho do ano de publicação da notícia, um projeto de lei que permitia aos candidatos utilizar o melhor resultado nas edições mais recentes do exame.
A aplicação do Enem deste ano (2025) será realizada nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país. No primeiro dia de exame, serão aplicadas as provas das áreas de linguagens (incluindo português, inglês ou espanhol, literatura, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), ciências humanas (abrangendo filosofia, geografia, história e sociologia) e a redação. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para completar a prova no primeiro dia.
Leia também: Seleção Brasileira vence a Inglaterra por 2 a 1 em amistoso e mostra superação mesmo com uma jogadora a menos





