A maior festa religiosa de Goiás chegou ao fim neste domingo (6), após dez dias de peregrinação, missas, procissões e manifestações de fé em Trindade. Estima-se que cerca de cinco milhões de romeiros passaram pela cidade ao longo da Romaria do Divino Pai Eterno de 2025, número 20% superior ao registrado no ano anterior. Durante o encerramento, o governador Ronaldo Caiado exaltou a dimensão do evento e a estrutura preparada para acolher os devotos com segurança, fé e conforto.
“É um momento também de todos nós agradecermos as graças do Divino Pai Eterno, pedir a Ele ainda que continue nos guiando e com a convicção de que realmente nós estamos promovendo algo que é inédito hoje no Brasil”, declarou Caiado. “É uma festa onde nós recebemos aqui milhares e milhares, extrapolando o número de milhão de brasileiros, que são bem recebidos, com total segurança, uma estrutura jamais vista de atendimento a todos os romeiros e também na permanência deles durante os 10 dias aqui com segurança plena.”
A Romaria, iniciada no final de junho, movimentou toda a região metropolitana de Goiânia e transformou Trindade em um polo de fé e de turismo religioso. Para o governador, o evento ultrapassou as barreiras da devoção e se tornou uma referência nacional. “Se nós fizermos aqui a somatória dos 10 dias, ele passa a ser o maior evento neste país. Porque realmente começa e tem uma duração de 10 dias. E são milhões de pessoas que por aqui passam”, afirmou.
Leia mais: Oito barragens do Estado entram em lista crítica de segurança da ANA
Ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, o governador participou da missa solene de encerramento e percorreu espaços como o Centro de Apoio ao Romeiro e a nova estrutura de acolhimento montada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “Eu sou católico praticante. Eu acredito que a gente faz aqui o que está sendo contabilizado lá em cima. Esse sempre foi meu princípio de vida, como cidadão, como médico, como cirurgião que sou, como governador que estou representando o Estado”, disse.
Durante entrevista concedida em Trindade, Caiado ressaltou ainda os avanços em áreas como saúde, segurança, educação e infraestrutura. “O que eu e Gracinha fizemos nesses seis anos e meio, superando as dificuldades, lutando contra toda a estrutura burocrática que tenta sempre cercear a implantação de obras no nosso Estado. Mostrando que é uma saúde regionalizada, uma educação que é primeiro lugar no IDEB, uma segurança pública melhor do Brasil, junto aos programas sociais que mais emancipam no país”, pontuou.
Segundo o governador, essa transformação tem atraído cada vez mais pessoas ao estado. “Goiás hoje é o Estado onde o maior número de imigrantes vem para cá. É um estado que mostra a sua pujança, a sua capacidade de atender o jovem empreendedor, capaz de poder atender as famílias que querem paz, querem educação para seus filhos, segurança. Enfim, é um estado que passou a ser um centro de convergência hoje, de qualidade de vida.”
A segurança também foi um dos pontos altos da festa. De acordo com o comandante do 22º Batalhão, Major Antônio Barnabé Júnior, cerca de 2.500 policiais atuaram durante os dez dias, com uso de tecnologias como câmeras com reconhecimento facial, resultando na captura de 12 foragidos da Justiça e redução de 60% nos índices criminais em relação ao ano anterior. “Então, o fiel que veio, o romeiro que veio até Trindade, ele pôde expressar a sua fé, a sua devoção, vir em paz e voltar em paz para a sua casa e, além disso, em segurança.”
A Romaria também representou uma oportunidade de legado e transformação para a cidade, como afirmou o prefeito Marden Júnior. “Olha, um sentimento de realização. Tudo feito a quatro mãos, por todos nós: governo do estado, prefeitura, igreja. Nos unimos para que pudéssemos realizar essa grandiosa Romaria. Uma Romaria de legados, uma Romaria que tem entregue obras que vão ficar.”
Entre os destaques citados estão o sino Vox Patris, considerado o maior sino do mundo, e obras de infraestrutura como o viaduto construído na entrada da cidade. “Essa Romaria é um legado e é uma grande virada de chave para a cidade de Trindade em todos os sentidos.”
Para Caiado, o sucesso do evento se reflete principalmente na fé do povo goiano. “É isso que nós construímos, é isso que eu agradeço ao Divino Pai Eterno todo dia.”
O post “Maior evento neste país”, diz Caiado ao exaltar Trindade, consagrada capital da fé apareceu primeiro em O Hoje.