A inauguração da primeira etapa do Complexo Oncológico de Referência (Cora), em junho de 2025, representa um importante reforço à rede pública de saúde oncológica em Goiás, especialmente no atendimento a crianças e adolescentes.
Localizado em Goiânia, o Cora é o primeiro hospital público do estado com atendimento exclusivo a pacientes pediátricos com câncer. A unidade conta com 60 leitos e começou atendendo em regime ambulatorial e de internação 24 horas.
Entre no canal do Whatsapp do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens
Com investimento estadual de R$ 192,7 milhões em obras e R$ 63,2 milhões em equipamentos, se destaca pelo uso de tecnologias de ponta, como ressonância magnética integrada ao centro cirúrgico, robôs de reabilitação motora e filtros de ar especiais em áreas de transplante de medula óssea. A gestão é da Fundação Pio XII, mesma entidade que administra o Hospital de Amor, de Barretos (SP).
A inauguração do Cora tem impacto direto sobre o fluxo de atendimento no Araújo Jorge, que durante anos acumulou a responsabilidade de atender também os casos pediátricos. A descentralização permite ao HAJ focar ainda mais na oncologia adulta e nos procedimentos de alta complexidade, enquanto o novo hospital se estrutura para ser referência nacional em oncologia infantil no SUS. Para as famílias, a nova unidade representa alívio, esperança e a importância de se ter acesso ao tratamento especializado próximo de casa.
Tradição e futuro lado a lado na luta contra o câncer
Com a chegada do Cora, Goiás consolida um modelo de atenção oncológica pública que une tradição e inovação. O Araújo Jorge, com sua história marcada por compromisso, técnica e humanidade, segue como pilar central no tratamento do câncer na região. Já o novo complexo amplia a capacidade de atendimento e aposta na alta tecnologia como aliada da cura.
Leia mais: Fundado em 1967, Araújo Jorge enfrenta dificuldades estruturais e financeiras
Ambas as instituições compartilham o mesmo objetivo: oferecer atendimento de excelência a quem mais precisa. Enquanto o Cora representa o futuro da oncologia pediátrica no Estado, o Araújo Jorge reafirma seu papel como guardião de vidas, memória e dignidade no enfrentamento diário da doença. Unindo esforços, ciência e empatia, as duas unidades formam agora um sistema robusto, capaz de transformar realidades e dar nova esperança às famílias goianas. (Especial para O Hoje)
O post Hospital Cora fortalece a rede pública de atenção oncológica apareceu primeiro em O Hoje.