Dois homens foram presos na noite desta quarta-feira (15) transportando 112 gramas de pedras preciosas, com características de esmeraldas, durante fiscalização na BR-153, em Jaraguá, região central de Goiás. O material não possuía documentação que comprovasse a origem.
A abordagem ocorreu no quilômetro 361 da rodovia. Segundo informações da ocorrência, o veículo em que os suspeitos estavam trafegava no sentido norte quando realizou uma manobra brusca de retorno, cruzando a pista no sentido contrário. A atitude chamou a atenção dos agentes, que decidiram acompanhar o automóvel.
Poucos quilômetros à frente, o carro foi abordado. Durante a entrevista, os dois ocupantes, ambos de 39 anos, relataram trabalhar com garimpo no Tocantins e afirmaram que retornavam de Santa Catarina, onde teriam tentado comprar uma máquina agrícola.
Durante a busca pessoal e veicular, foram encontradas as pedras preciosas, divididas entre os dois homens e escondidas nas vestes. As esmeraldas somavam 112 gramas e estavam sem qualquer documentação que comprovasse sua procedência.
Os suspeitos disseram que as pedras seriam utilizadas como forma de pagamento na negociação da máquina agrícola. Como o negócio não foi concluído, eles estavam retornando para o Tocantins quando foram interceptados.
Diante das evidências, os dois homens foram presos em flagrante pelo crime de usurpação de bem da União. Eles, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Anápolis (GO), responsável pela investigação.