O Governo de Goiás abriu 901 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional nas áreas de tecnologia e inovação, oferecidos pelas Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). As formações são 100% online, com duração de 160 horas, distribuídas em 40 dias letivos, e são destinadas a moradores de qualquer município do estado, com idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.
As inscrições estão disponíveis no site https://efg.org.br/editaiscursos e a seleção é feita por ordem de inscrição, no modelo de fluxo contínuo, até o preenchimento das vagas. A convocação para matrícula ocorre conforme a formação das turmas.
Os cursos abrangem áreas estratégicas para o mercado digital, como e-commerce, marketing digital, inteligência artificial, mídias sociais, programação e criação de conteúdo digital. O objetivo é preparar profissionais para os desafios da nova economia digital, promovendo inclusão, inovação e desenvolvimento econômico.
Inclusão e desenvolvimento
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com foco na democratização do acesso ao conhecimento e na formação de mão de obra qualificada em todo o estado. Das vagas disponíveis, 60% são reservadas prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como estudantes da rede pública, pessoas com deficiência, com altas habilidades/superdotação ou com renda familiar de até um salário-mínimo e meio per capita.
As vagas estão distribuídas entre as cinco unidades das EFGs localizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Valparaíso, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto. Desde sua criação, as Escolas do Futuro atuam como polos de desenvolvimento de competências digitais e formação para as profissões do futuro.
Entre no canal do Whatsapp do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens
Desde 2021, as unidades são geridas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG), fortalecendo a oferta de cursos alinhados às demandas do mercado e à transformação digital.
A oportunidade representa mais um passo no compromisso do Governo de Goiás em promover o desenvolvimento tecnológico, a inclusão produtiva e a geração de empregos qualificados no estado.