O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensificou as ações de prevenção e monitoramento contra o sarampo após a confirmação de casos da doença em cidades do Tocantins, próximas à divisa com Goiás. A pasta enviou nota técnica aos 246 municípios goianos com orientações sobre imunização, isolamento de casos suspeitos e rastreamento de contatos.
A SES também recomendou que as cidades reforcem notificações, realizem coleta de material e enviem as amostras ao Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen). Não há casos confirmados ou notificados de sarampo em Goiás desde 2020, mas o alerta foi emitido devido à notificação de 42 casos no estado vizinho.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já registra casos confirmados no Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, além de investigações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Tocantins, todos os pacientes têm histórico de contato com viajantes vindos de países onde o vírus circula e não estavam vacinados.
A SES mantém vigilância intensiva em 17 municípios limítrofes oito na fronteira com o Tocantins (São Miguel do Araguaia, Novo Planalto, Porangatu, Montividiu do Norte, Minaçu, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos) e nove que fazem divisa com o Distrito Federal (Padre Bernardo, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás).
Romaria do Muquém em alerta
O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) atua de forma preventiva durante a Romaria de Muquém, em Niquelândia, que vai até 15 de agosto e deve receber mais de 500 mil visitantes. O plano de ação inclui monitoramento diário nas unidades de saúde, envio de medicamentos e insumos, uso da “Van da Vacina” e reforço no atendimento com apoio do SAMU 192 Regional.
Além do risco de doenças respiratórias típicas do período, a vigilância também prioriza o controle e detecção de possíveis casos de sarampo.
Leia mais:Risco de surto de sarampo mobiliza Goiás em meio ao aumento de casos no País
O post Goiás reforça vigilância e prevenção contra o sarampo após casos no Tocantins apareceu primeiro em O Hoje.