O Governo de Goiás iniciou, de forma pioneira no Brasil, a oferta gratuita do medicamento imunobiológico dupilumabe para pacientes com dermatite atópica moderada a grave. O fármaco está disponível no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) e representa um avanço no tratamento da doença, que ainda não conta com essa alternativa no protocolo nacional do Ministério da Saúde.
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou que Goiás sai na frente ao disponibilizar o que há de mais moderno no controle da dermatite atópica. “Diferentemente do protocolo nacional, que ainda não contempla o uso de imunobiológicos para essa indicação, Goiás se destaca ao oferecer o que há de mais moderno e eficaz no manejo clínico, considerado padrão ouro no tratamento das formas graves da doença”, afirmou.
Leia mais: Basileu França promove dois dias de apresentações teatrais gratuitas com mais de dez peças em cartaz em Goiânia
Com a inclusão do dupilumabe, os pacientes cadastrados no Cemac JB têm acesso a uma alternativa terapêutica que se soma ao uso do corticoide clobetasol em creme, já fornecido pela rede estadual. Segundo a diretora técnica da unidade, Vivianne Vieira de Melo, a medida amplia as possibilidades de controle para aqueles que não respondem bem aos tratamentos tópicos convencionais.
Para ter acesso ao medicamento, os pacientes devem se enquadrar nos critérios clínicos estabelecidos e abrir solicitação pelo Portal Expresso, no site do Governo de Goiás. O investimento no primeiro processo licitatório para aquisição do dupilumabe foi de aproximadamente R$ 5,2 milhões, e um novo certame já está em andamento para garantir a continuidade do fornecimento.
A dermatite atópica é uma doença inflamatória, crônica e recorrente, que provoca lesões na pele, coceira intensa e aumenta a suscetibilidade a infecções. Está associada a outras condições alérgicas, como rinite e asma. Embora seja mais comum em crianças, pode persistir ou surgir na vida adulta, impactando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.