A rede pública estadual de Goiás registrou, em 2024, a melhor média de sua história na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), os estudantes goianos atingiram 602,1 pontos na prova de produção textual, consolidando um crescimento de quase 50 pontos em relação a 2019, quando a média era de 553,6.
O resultado expressivo é atribuído a uma série de ações promovidas pela gestão estadual nos últimos anos, com foco na valorização da escrita dissertativa-argumentativa e na preparação específica dos alunos para a avaliação do Enem. Entre as estratégias, destaca-se a oferta do Itinerário Formativo de Redação em todas as escolas de ensino médio, além da implantação do Programa de Fortalecimento da Redação, presente nas 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs).
O desempenho da rede pública goiana se destaca no cenário nacional. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a média geral da redação do Enem 2023 foi de 641,6 pontos, com apenas 134 candidatos alcançando a nota máxima de mil pontos e mais de 100 mil zeros na prova. Embora Goiás ainda esteja abaixo da média nacional, a evolução no Estado foi mais acentuada e consistente nos últimos anos.
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Levantamento feito pela Seduc-GO com base nos microdados do Enem aponta que, em 2024, escolas públicas como o Colégio Estadual Jardim América, em Goiânia, o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás João Leite, em Anápolis, e o CEPMG Clotilde Chaves, em Rio Verde, figuraram entre os melhores desempenhos da rede estadual. As três unidades apresentaram médias de redação de 717,8, 716,3 e 712,4 pontos, respectivamente, superando inclusive diversas escolas da rede privada.
A Seduc-GO também destaca o impacto das ações continuadas no desempenho dos estudantes. O Programa de Fortalecimento da Redação envolve a aplicação sistemática de simulados, correções individuais e produção de textos alinhados aos critérios do Inep, com foco nas cinco competências exigidas: domínio da norma-padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta, organização das ideias, repertório sociocultural e proposta de intervenção.
Outro diferencial destacado pela Secretaria é a antecipação do contato com a prática da redação. Desde 2023, alunos do ensino fundamental II também passaram a receber orientação específica sobre produção textual, com o objetivo de desenvolver competências argumentativas desde os anos finais do ensino básico. A expectativa é que essa medida amplie ainda mais os resultados da rede pública no médio e longo prazo.
O avanço goiano ocorre paralelamente à melhora do desempenho nacional, embora ainda haja desafios significativos. Reportagem da Folha de Pernambuco aponta que somente 3,5% dos estudantes ultrapassaram os 900 pontos na redação do Enem 2023, enquanto o número de notas zero ainda é expressivo, principalmente entre alunos de escolas públicas. Esse dado reforça a relevância de políticas voltadas à formação leitora e escritora no ambiente escolar.
Em comparação com outros Estados, Minas Gerais liderou o ranking nacional de médias na redação do Enem 2023, com 645 pontos. A posição de destaque é atribuída a investimentos estruturais em correções técnicas e formação docente. No entanto, Goiás se aproxima do grupo de elite graças ao ritmo acelerado de crescimento, sustentado por políticas públicas focadas na aprendizagem efetiva.
A proposta de redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O tema, segundo a Secretaria, já havia sido abordado em atividades pedagógicas dentro do currículo das escolas públicas, o que contribuiu para a familiaridade dos alunos com o conteúdo exigido pela prova.
Com os avanços registrados, a meta da Seduc-GO agora é consolidar ainda mais o desempenho da rede pública, aproximando-se da média nacional e expandindo as práticas bem-sucedidas para todas as regiões do Estado. A pasta também planeja intensificar o uso de tecnologia na correção textual e promover oficinas de escrita em larga escala.
O salto de quase 50 pontos em cinco anos representa não apenas uma conquista estatística, mas um indicativo de que políticas públicas bem planejadas, com foco pedagógico e valorização do professor, podem transformar os resultados educacionais e garantir mais oportunidades para os jovens goianos.
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