Goiânia permanece sob alerta amarelo de risco para chuvas intensas e rajadas de vento moderadas até esta quinta-feira (25/9), conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A Defesa Civil reforça que a população deve redobrar os cuidados durante os temporais, já que as condições climáticas podem mudar de forma rápida e repentina.
O prefeito Sandro Mabel pediu que os goianienses interrompam deslocamentos assim que perceberem a intensificação das chuvas. “Essas chuvas passam em meia hora, 45 minutos. Não continuem o caminho. E, ao parar, nunca fiquem debaixo de fios ou coberturas frágeis, como postos de gasolina. É preferível esperar dentro do carro em um local seguro. Quarenta e cinco minutos podem custar uma vida”, alertou.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Robledo Mendonça, destacou que a população deve se adaptar à nova realidade imposta pelas mudanças climáticas. Segundo ele, é fundamental evitar transitar durante tempestades para reduzir o risco de acidentes. “Árvores podem cair sobre veículos, ruas podem ficar alagadas com enxurradas capazes de arrastar carros e pessoas. Se estiver em segurança, permaneça até tudo se acalmar”, orientou.
Chuvas acima do esperado
A média prevista para setembro era de 52,8 mm de chuva. Porém, em apenas um dia, regiões como o Jardim Olinda (73,4 mm), Perim (56 mm) e Jardim América (67,4 mm) ultrapassaram a marca mensal, acompanhadas de ventos de até 30 km/h.
“Não há cidade que suporte volumes tão intensos em tão pouco tempo. São eventos típicos de tempestade. Para hoje e amanhã seguimos em alerta, mas na sexta a frente fria já deve perder força”, explicou André Amorim, gerente do Cimehgo.
Reparos em andamento
Após o temporal, a prefeitura acionou o Gabinete de Crise para realizar reparos. A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) atua na recuperação de erosões, como a registrada na Marginal Botafogo, e na limpeza de redes de drenagem obstruídas. Também há trabalhos no Residencial Beatriz Nascimento e no Jardim Goiás.
A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) apoia as interdições da Marginal Botafogo e trabalha para restaurar semáforos danificados em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida 85, Avenida Anhanguera e a Alameda Emílio Povoa.
Já a Comurg registrou 32 quedas de árvores até a manhã desta quarta-feira (24/9), principalmente nas regiões Central, Sul e Leste. As equipes priorizam a liberação de vias e, em seguida, realizam a retirada de galhos, limpeza de lama, entulho e cascalho em áreas críticas.
O post Goiânia segue em alerta para chuvas fortes e ventos até quinta-feira apareceu primeiro em O Hoje.