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Goiânia registra quase 10 mil infrações em menos de dois meses

Administrador Por Administrador
28 de maio de 2025
Em Cidades
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Goiânia registra quase 10 mil infrações em menos de dois meses

Goiânia voltou a multar motoristas com rigor. Após quase um ano sem fiscalização eletrônica, a capital goiana reativou seus radares e lombadas eletrônicas, e os efeitos já são sentidos na ponta do lápis ou melhor, no bolso dos condutores. 

Segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Mobilidade (SET), 9.693 infrações foram registradas apenas por radares fixos e lombadas eletrônicas desde o início de abril até o dia 26 de maio. 

Esse total inclui não apenas os registros dos dispositivos eletrônicos, mas também as autuações realizadas por agentes de trânsito e radares móveis. Os dados escancaram uma nova fase no controle do tráfego na Capital, mais rígida, monitorada e controversa.

A reativação da fiscalização eletrônica aconteceu após decisão judicial que suspendeu, em 2022, o contrato anterior com a empresa responsável pelos radares. Desde então, Goiânia permaneceu por quase um ano sem monitoramento eletrônico até que um novo contrato emergencial fosse firmado em 2025, permitindo a reinstalação dos equipamentos e a retomada das autuações automáticas.

Hoje, segundo a SET, a cidade já conta com 51 pontos de fiscalização ativa, cobrindo 89 faixas de tráfego. A meta, segundo a secretaria, é chegar a 65 radares e 24 câmeras neste primeiro lote, com projeção de expansão para mais 30 radares e 32 câmeras nos próximos meses. A Central de Controle Operacional (CCO), inaugurada em abril, reúne a inteligência por trás dos equipamentos, com câmeras de vigilância em tempo real e monitoramento contínuo de veículos.

Entre as vias que já contam com os novos equipamentos estão algumas das mais movimentadas e perigosas da cidade: Avenida Mutirão, Avenida Castelo Branco, Avenida Universitária, Avenida Perimetral Norte, Alameda das Rosas, Avenida Laguna, Avenida Guarapari, Rua do Salmão e Avenida Padre Orlando. Só na Avenida Perimetral Norte, foram instalados 11 novos equipamentos, sendo sete radares de velocidade e quatro para avanço semafórico, resultado do alto índice de acidentes na via.

Já no âmbito estadual, o Detran-GO também divulgou recentemente dados atualizados. Segundo o painel do órgão, Goiânia registrou 149.363 multas de trânsito apenas entre janeiro e maio de 2025. Sexta-feira é o dia da semana com maior número de autuações, com 28.066 registros.

Os dados revelam um padrão de reincidência próximo ao final de semana, quando o tráfego costuma aumentar e o comportamento dos condutores tende a se tornar mais arriscado.

Com a retomada da fiscalização, a Prefeitura de Goiânia reforça que o objetivo central da medida é salvar vidas. A gestão municipal afirma que os radares não são instrumentos de arrecadação, mas sim de segurança. De acordo com a SET, a cidade vinha enfrentando aumento de acidentes, especialmente em áreas antes cobertas por fiscalização eletrônica.

Ambulâncias são multadas e motoristas reagem à volta da fiscalização eletrônica

A nova fase de monitoramento surpreendeu até mesmo os serviços de emergência. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) têm sido multadas por excesso de velocidade, conforme revelou a própria SET. 

Em nota ao jornal O Hoje, a Secretaria explicou que os equipamentos registram a placa do veículo, mas não distinguem automaticamente se se trata de uma ambulância ou viatura oficial. A SET informou que já orientou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre os trâmites para cancelamento das notificações, assegurando que nenhum profissional será penalizado.

Enquanto isso, a reação dos condutores é mista. Parte dos motoristas se mostra descontente com o retorno da fiscalização, mas a Prefeitura avalia que o efeito tem sido positivo. “A presença dos equipamentos inibe condutas de risco, como excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho. A retomada do monitoramento tem papel fundamental na prevenção de acidentes e no incentivo à condução responsável”, diz a nota da SET.

Com a fiscalização retomada, o recado está dado: Goiânia voltou a multar  e com intensidade. Resta aos motoristas se adaptarem à nova realidade, onde qualquer deslize no trânsito pode ser flagrado por olhos eletrônicos atentos 24 horas por dia.

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