O avanço de uma massa de ar frio de origem polar começa a provocar queda nas temperaturas em Goiás. Segundo boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), divulgado nesta quarta-feira (28), Goiânia deve registrar mínima de 14°C e máxima de 30°C na quinta-feira (29). A umidade relativa do ar varia entre 40% e 85%, com sol, aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas.
A chegada dessa frente fria atinge principalmente a região centro-sul do Estado, onde os termômetros podem chegar a mínimas entre 2°C e 5°C, especialmente em cidades como Jataí, Mineiros, Chapadão do Céu e Rio Verde.
Entre no canal do Whatsapp do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens
Na capital, apesar do frio durante a manhã, o calor retorna à tarde, com céu parcialmente nublado. O nascer do sol está previsto para as 6h37 e o pôr do sol às 17h50.
Estado também registra quedas significativas
O frio se espalha por outras regiões do Estado. Em Jataí, a mínima pode ser de 11°C, com máxima de apenas 24°C. Já em Catalão, os termômetros devem variar entre 14°C e 26°C, e em Rio Verde, entre 13°C e 25°C.
A região sudoeste, uma das mais afetadas pela massa de ar frio, apresenta também risco para queimadas, uma vez que a umidade relativa do ar permanece baixa, apesar da maior nebulosidade.
Início oficial da estiagem
O mês de maio marca o início da estiagem em Goiás. O CIMEHGO alerta que o número de dias consecutivos sem chuva já chega a 27 dias na região sul, enquanto na região central, onde está Goiânia, são 24 dias sem precipitação significativa.
Como fica o tempo?
Goiânia: mínima de 14°C e máxima de 30°C; possibilidade de chuvas isoladas; umidade de 40% a 85%.
Anápolis: entre 15°C e 27°C, com sol e poucas nuvens.
Luziânia: mínima de 14°C e máxima de 27°C.
Rio Verde: frio mais intenso, mínima de 13°C e máxima de 25°C.
Jataí: mínima de 11°C e máxima de 24°C.
A tendência é de que as temperaturas se mantenham baixas nos próximos dias, principalmente durante as madrugadas e manhãs.
Leia mais: Goiás lidera iniciativa pioneira com exames genéticos para prevenção do câncer de mama e ovário pelo SUS