A madrugada de fiscalização das distribuidoras de bebidas em Goiânia após a entrada em vigor da lei nº 11.459 revelou um cenário de adesão parcial às novas regras. O levantamento das equipes municipais mostrou que pouco mais de 60% dos estabelecimentos visitados já se adaptaram à norma, que restringe o funcionamento presencial entre meia-noite e 4h59, permitindo apenas o serviço de delivery nesse período.
Entre os 28 locais fiscalizados, dez foram multados por descumprir o horário e outros oito receberam autuações por operarem sem alvará de funcionamento. Além das infrações ligadas ao expediente, houve apreensão de mesas e cadeiras instaladas irregularmente em calçadas, além de registros de poluição sonora e propaganda sem autorização.
A operação mobilizou três equipes da Prefeitura, que priorizaram regiões classificadas como críticas em relatórios da Polícia Militar. Um levantamento identificou 357 distribuidoras com histórico de risco à ordem pública, que continuarão sob monitoramento permanente.
Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, a fase de orientação e divulgação das regras, realizada no último mês, contribuiu para que parte dos comerciantes se adequasse. O órgão reforça, no entanto, que a tolerância será reduzida nas próximas etapas: estabelecimentos reincidentes poderão ser interditados e impedidos de funcionar em qualquer horário.
O post Fiscalização aponta adesão parcial às novas regras para distribuidoras em Goiânia apareceu primeiro em O Hoje.